Atendimento 24h: 0800 081 0195 | Vazamentos Água e Esgoto: 0800 081 0185

Parceria

Compesa firma parceria com a prefeitura de Petrolina

Um dia após a posse do novo prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, o diretor Regional do Interior da Compesa, Marconi de Azevedo, fez uma visita ao município, numa demonstração de que a companhia deseja estabelecer uma parceria efetiva com o novo chefe do executivo municipal em prol dos petrolinenses. Eles estiveram nesta terça-feira (03), nos bairros de São Gonçalo, Dom Avelar e Jatobá, verificando de perto a questão de extravasamento de esgoto nas  vias desses bairros, cujos sistemas de esgotamento sanitário nunca chegaram a ser operados efetivamente pela Compesa.

Durante a visita, foi anunciado o primeiro fruto do entendimento das duas gestões: a execução de um Plano de Ação de 100 dias, para a realização de um mutirão, uma ação conjunta, para solucionar os extravasamentos de esgotos  nos bairros de São Gonçalo, Dom Avelar e Jatobá. Os custos serão compartilhados entre a Compesa e a Prefeitura. As ações consistem em serviços de desobstrução da rede coletora, recuperação dos poços de visitas (equipamento por onde se faz a manutenção do sistema), interligação de redes condominiais às redes coletora, implantação de ligações domiciliares, entre outas intervenções.

O diretor Marconi de Azevedo, acompanhado do gerente da Unidade de Negócios de Petrolina, João Raphael, explicou ao prefeito Miguel Coelho as razões pelas quais a Compesa não assumiu com efetividade as unidades de esgotos implantados pela prefeitura. Os sistemas apresentaram uma série de não conformidades técnicas, o que impossibilitou a Compesa assumir a gestão dessas unidades”, esclareceu o diretor. Ele adiantou ao prefeito que a Compesa tem todo interesse em recuperar as unidades existentes, adequar o sistema e passar a operar.” Agora o cenário é outro e ambas as instituições estão em harmonia para melhorar ainda mais o saneamento na cidade de Petrolina. Vamos corrigir problemas graves de esgotamento sanitário que nunca puderam ser sanados em função da falta de diálogo com a gestão municipal anterior”, disse o diretor.

Além das ações do Plano dos 100 dias, a Compesa tem projetos para universalizar os serviços de esgotamento sanitário de Petrolina, onde em parceria com a Prefeitura,irão pleitear recursos de diversas fontes.

A cidade de Petrolina  já apresenta uma situação privilegiada  na área de saneamento, que apresenta os melhores índices de cobertura de abastecimento de água e esgotamento sanitário do Estado de Pernambuco. Nos últimos anos, o município ganhou um novo sistema de água, o Sistema Vitória e um novo sistema de esgotamento sanitário. Foram investidos mais de R$ 150 milhões nos últimos anos.