Atendimento: 0800 081 0195 | Vazamentos Água e Esgoto: 0800 081 0185
Atendimento: 0800 081 0195 | Vazamentos Água e Esgoto: 0800 081 0185

Mobilização Social

A interação com a população usuária e as necessidades de mudanças no relacionamento e na prestação dos serviços trazem consigo uma demanda constante de diálogo com os diversos segmentos da sociedade em prol da valorização do saneamento, da saúde e da qualidade de vida. Com isso, estratégias, metodologias e instrumentos de mobilização social e de educação ambiental se tornam essenciais na condução dos trabalhos sociais na política de saneamento.

Os empreendimentos e serviços passam a ter sustentabilidade quando a sociedade se torna sujeito atuante e corresponsável pelas práticas de conservação do meio ambiente. As estratégias devem ser planejadas tendo a população como principal público das ações, identificando-se as particularidades regionais, perfis socioeconômicos, interesses e anseios locais, e conectando os interesses da Companhia com os atores envolvidos e impactados.

Programa ComViver Compesa

As ações sociais do Programa ComViver Compesa contribuem para a melhoria das condições de vida da população e para a integração dos serviços de saneamento com o compromisso social. Busca-se fortalecer o convívio entre Compesa e comunidade/bairro, fora e dentro de unidades de referência em todo o estado, como Estações de Tratamento de Água, Estações de Tratamento de Esgoto, Estações Elevatórias, Lojas de Atendimento, Coordenações Regionais e Centros Administrativos. Atualmente, três projetos integram o Programa ComViver:

  • Encontro Compesa & Parceiros Socioambientais

Por meio de encontros promovidos em todo o estado com gestores e profissionais da saúde, educação e assistência, lideranças comunitárias, empresas, ONG, clientes e formadores de opinião, entre outros, esse projeto visa consolidar e ampliar a rede de multiplicadores para disseminação da importância do saneamento. Os encontros oportunizam a socialização de informações sobre os investimentos em saneamento, as principais ações realizadas e os resultados dos trabalhos sociais.

  • Escolinha de Futebol Ricardo Rocha

Desenvolvida em parceria com o tetracampeão mundial Ricardo Rocha, tem como propósito desenvolver a prática esportiva integrada a ações de cidadania e educação ambiental. O bairro do Jordão, em Jaboatão dos Guararapes, é beneficiado pelo projeto, que, por meio de atividades esportivas e ações de mobilização social e educação ambiental, busca a inclusão social, educacional e cultural de crianças e adolescentes, o convívio com a população e melhorias nas questões sociais da área.

  • ComViver Compesa nos Bairros

O projeto desenvolve ações de mobilização social e educação ambiental em diversos bairros e comunidades do estado, para atender necessidades sociais referentes à política de saneamento, melhoria dos serviços e fortalecimento das relações da Compesa nas áreas de atuação. Dessa forma, mantemos o compromisso de prestar serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário associados ao trabalho social, com participação, comunicação, cultura e educação.

Programa De Bem com a Rede

O programa visa contribuir para a redução do desperdício nos bairros e comunidades que apresentem questões que impactam no acesso e no consumo de água. Ações de mobilização social e educação ambiental são desenvolvidas em sinergia com as intervenções das áreas comercial, técnica e operacional com o objetivo de melhorar os serviços, incentivar práticas de bom uso da rede de água e fortalecer o relacionamento da população com a Companhia.

Concurso Cultural Água: Juntos Vamos preservar

O concurso é realizado, anualmente, pela Secretaria de Educação de Pernambuco, Compesa e Shopping RioMar Recife, e tem por objetivo expor reflexões, estimular boas práticas e apresentar propostas dos alunos matriculados na rede de ensino estadual sobre o uso sustentável da água. Os estudantes são mobilizados e sensibilizados com ações educativas que visam estimular a participação no certame. Os melhores trabalhos são reconhecidos com a exposição dos trabalhos e premiações para alunos e professores.

Campanhas e Eventos Socioambientais

As campanhas educativas da Compesa e a participação em eventos sociais e ambientais ocorrem em todo estado, com temáticas e datas alusivas ao trabalho social no saneamento, a exemplo do Dia Mundial da Água, Dia Mundial do Meio Ambiente e Dia do Educador Ambiental. O objetivo é integrar assuntos de relevância estadual, nacional e mundial aos serviços de saneamento juntamente com a população. As ações buscam incentivar e debater práticas de conservação ambiental, sustentabilidade e o bom uso dos sistemas de água e esgotamento sanitário com crianças, adolescentes, jovens e adultos em diversos espaços.

Campanha Conta Comigo

Permite que clientes da Compesa contribuam para a melhoria da qualidade de vida de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, beneficiando projetos e serviços de entidades organizadas da sociedade civil, por meio de doações mensais, via fatura de água e esgoto. A campanha fortalece projetos nas áreas da saúde, educação, cultura, lazer e cidadania em todo o estado. Além disso, a Compesa e as entidades beneficiadas se tornam parceiras em ações sociais desenvolvidas conjuntamente.

Programa de Trabalho Social nas Obras

A execução de obras de saneamento impacta no cotidiano da população. Com o objetivo de mitigar possíveis transtornos e integrar os beneficiários aos investimentos, são desenvolvidas ações de mobilização, participação social e educação ambiental que estimulam a autonomia e o protagonismo social. As ações contribuem ainda com práticas positivas de conservação do meio ambiente e do empreendimento, sensibilizando a população sobre a importância dos serviços e da sustentabilidade.

Trabalho Social de Inserção na Tarifa Social

Ações de mobilização social são realizadas nos bairros/comunidades visando informar, orientar e esclarecer sobre o benefício da Tarifa Social para famílias de baixa renda, permitindo que os clientes que atendam aos critérios e condições tenham acesso aos serviços de água e esgotamento sanitário com modicidade tarifária. Visitas, palestras, reuniões, atendimento social e abordagens informativas são exemplos de ações desenvolvidas para ampliar o conhecimento da população sobre o tema.

Projeto de Visita às Obras e Unidades da Compesa

As Estações de Tratamento de Água (ETA) e de Esgoto (ETE) da Compesa, assim como as principais obras de melhoria ou ampliação dos serviços, são utilizados como espaços educativos e informativos para o diálogo com a população sobre a importância do saneamento na saúde e qualidade de vida dos pernambucanos.

Durante todo o ano, são desenvolvidas visitas guiadas às unidades e a obras de água e de esgoto com estudantes, educadores, técnicos, universitários, profissionais, comunitários, formadores de opinião e outros, permitindo que os espaços estratégicos da Companhia possam ser visibilizados pela sua relevância na prestação dos serviços.

Casa Verde Compesa

Localizada no município de Arcoverde, no Sertão pernambucano, a Casa Verde Compesa é um espaço que promove cursos, oficinas e palestras com foco na educação socioambiental. Através de um processo educativo transformador, visa sensibilizar a população da região quanto às questões ambientais para a formação de uma sociedade mais sustentável. O espaço conta com sala multimídia, biblioteca temática, auditório, sala de oficinas e um jardim sensorial. A Casa Verde Compesa possui a chancela do Projeto Sala Verde, do Ministério do Meio Ambiente, que incentiva a implantação de espaços socioambientais para atuarem como centros de informação e formação ambiental.

Contato para informações, dúvidas ou parcerias:
Gerência de Mobilização Social – GMS
81 3412.9884

TELEATENDIMENTO

Atendimento 24h: 0800 081 0195
Vazamentos Água e Esgoto: 0800 081 0185

ENDEREÇO

Av. Cruz Cabugá, 1387 - Santo Amaro, Recife - PE, 50040-000

Skip to content