O Governo do Estado, por meio da Compesa, está realizando as ligações das residências do bairro Rendeiras, na cidade de Caruaru, no Agreste, à rede coletora do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES Rendeiras), como parte das ações do Programa de Saneamento Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Ipojuca (PSA Ipojuca). Serão realizadas 900 ligações em três quilômetros de tubulação implantada, com conclusão prevista para maio de 2021.
O Sistema de Esgotamento Sanitário Rendeiras conta com 14 estações elevatórias e a partir destas novas ligações, passará a atender cerca de 47,5% da população de Caruaru. Além disso, a ETE Rendeiras possui um sistema de reuso implantado que fornece o recurso de reaproveitamento das águas de efluentes e do lodo gerado na Estação, para irrigação de áreas verdes e limpeza em geral da própria unidade. A prática de utilização das águas reaproveitadas na Rendeiras possui certificação ambiental e foi premiada pelo Sistema Fiepe de Sustentabilidade Ambiental, patrocinado pelo SESI.
“O Governo do Estado, por meio da Compesa, está levando saúde e qualidade de vida para a população e ainda preservando o meio ambiente. Sem esquecer do impacto positivo para a economia local que obras como essas trazem”, explica o engenheiro responsável, Tiago Agra.