Informações e Serviços: 0800 081 0195 | 0800 081 0185
Informações e Serviços: 0800 081 0195 | 0800 081 0185

Portal de Privacidade

Quem somos

A Compesa é uma Sociedade Anônima de Economia Mista, com fins de utilidade pública, vinculada ao Governo do Estado de Pernambuco por meio da Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos. É uma organização dotada de personalidade jurídica de direito privado, tendo o Estado como seu maior acionista. A Compesa foi fundada em 1971 com a missão de levar água e esgotamento sanitário aos pernambucanos. Desde então, uma intensa expansão foi planejada todos os anos e, hoje, quase todos os 184 municípios do Estado, mais o distrito de Fernando de Noronha, estão na rota de trabalho da Companhia.

Quais são os dados coletados?

Dados cadastrais

Nome, e-mail, endereço, telefone, CPF, RG, data de nascimento e gênero. Esses dados são utilizados em nossa relação contratual e são importantes para algumas ações, como pesquisa cadastral, emissão de fatura e, também, para nos comunicarmos com você.

Dados bancários

Caso tenha optado por débito automático, os dados bancários são utilizados para cruzamento dos pagamentos registrados em débito automático.

Dados sensíveis

São as informações relacionadas a uma pessoa física, identificada ou identificável, que tratem sobre sua origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político. Além disso, incluem-se também os dados que sejam referentes à saúde, à vida sexual, aos dados genéticos, biométricos e aqueles referentes à renda e condição socioeconômica.

Nesse contexto, utilizamos dados sensíveis quando precisamos realizar estudos e/ou relatórios socioeconômicos para concessão ou operacionalização de alguma Política Social, tal como a Tarifa Social. Temos tratamentos específicos para este grupo de dados.

Por quanto tempo a Compesa trata seus dados?

A COMPESA, em regra, trata seus dados pelo tempo que durar a prestação dos seus serviços. Mas, precisamos manter alguns de seus dados armazenados após o término da relação contratual para cumprir alguns requisitos legais, como nos casos em que somos provocados a fornecer dados às autoridades públicas ou mesmo para realização de defesa em processos judiciais. De forma geral, após a relação contratual, os dados cadastrais e de faturamento serão armazenados pelo prazo previsto na legislação vigente.

Com quem compartilhamos seus dados?

Para uma boa prestação de serviço, alguns de seus dados podem ser compartilhados com empresas parceiras. Esses compartilhamentos são necessários para realização de serviços específicos, que já estão englobados no nosso contrato de prestação de serviços. Veja alguns exemplos abaixo:

Novas ligações, cortes ou supressões de ramais;

Serviços de manutenção de redes e ramais;

Leitura e medição de consumo;

Cobranças;

Atendimentos nos canais instituídos pela Compesa.

Além dessas situações com empresas parceiras, também podemos compartilhar os seus dados com autoridades públicas quando solicitados em procedimentos abertos para obediência ao devido processo legal.

Mas não se preocupe: todos esses parceiros são signatários dos mesmos princípios legais estabelecidos pela Lei Geral de Proteção de Dados.

Como a Compesa protege seus dados?

A informação é ativo essencial para a gestão dos negócios e, em razão disso, precisa ser muito bem protegida.

A Compesa adota várias normas e medidas para evitar e mitigar incidentes de segurança, impedir o acesso indevido aos dados, sua divulgação, modificação ou destruição não autorizadas. Informações armazenadas e tramitadas na empresa são tratadas apenas por pessoal autorizado e qualificado, sendo seu acesso sistematicamente auditado.

Além disso, a atualização e divulgação periódicas de normativo interno, bem como a capacitação contínua de seus colaboradores e a aplicação de soluções robustas de segurança, objetivam garantir o uso seguro e correto da informação na organização e sua proteção contra ameaças cibernéticas.

Com relação aos dados, quais são os seus direitos?

A Compesa é a controladora de dados responsável por suas informações. De acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (“LGPD”), você tem alguns direitos em relação às informações que mantemos em nossa base de dados.

Você tem os seguintes direitos e poderá exercê-los através dos nossos canais de atendimento:

01.
Confirmação da existência de tratamento

Você pode querer saber se a Compesa trata seus dados. Se você for cliente, tiver sido cliente recentemente ou estiver no processo de contratação de serviços da Compesa, essa resposta será sempre sim.

Você pode querer saber quais informações a Compesa tem a seu respeito.

02.
Direito de acesso
03.
Correção de dados incompletos, inexatos ou desatualizados

Você poderá entrar nos canais de atendimento da Compesa e solicitar a correção dos seus dados.

A Compesa trata os seus dados apenas considerando aqueles necessários para cada tratamento que realizar e dentro das hipóteses previstas em lei. De todo modo, se você pretender que determinados dados sejam tornados anônimos, bloqueados ou eliminados, poderemos analisar a sua solicitação.

04.
Anonimização ou eliminação de dados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com a lei
05.
Eliminação dos dados tratados com consentimento

Nesses casos, a Compesa poderá eliminar esses dados depois de todos os prazos legais de conservação dos dados para cumprir as leis aplicáveis. Além disso, poderão ser mantidos os dados para transferência a terceiros com base na lei.

Você pode revogar algum consentimento que tenha dado antes, devendo, para isso, se manifestar através dos nossos canais de atendimento ou nos demais canais apropriados.

06.
Revogação do consentimento
07.
Oposição

Se você entender que a Compesa está realizando algum tratamento de dados contrário a lei, você pode fazer seu pedido através dos canais de atendimento.

Você também tem o direito de enviar um requerimento à Autoridade Nacional de Proteção de Dados (“ANPD”), nesse caso, deverá entrar em contato diretamente com aquela autoridade.

08.
Direito de petição

Política de Privacidade

Conheça nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais.

Política de Segurança

Conheça nossa Política de Segurança da Informação clicando no botão a seguir.

Lei de Proteção Geral de Dados

Conheça a nova Lei Geral de Proteção de Dados clicando no botão a seguir.

Conheça nosso Encarregado dos Dados

  • José Adelino dos Santos NetoData Protection Officer (DPO)
  • E-maillgpd@compesa.com.br
  • Matrícula90347
Skip to content