Informações e Serviços: 0800 081 0195
Informações e Serviços: 0800 081 0195
Ambiental, Social e GovernançaEnvironmental, Social and Governance
ESG

Environmental, Social and Governance

O conceito ESG (Environmental, Social and Governance, sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança) é recente, mas sempre esteve presente na nossa história, visto que trabalhamos alinhados às práticas ambientais, sociais e de governança corporativa. Preocupações que pautam há décadas nossa missão, nossos valores, estratégias e a forma como nos relacionamos com os clientes e a sociedade. É essa trajetória de compromisso com o tema que demostraremos, nossas evidências e exemplos práticos nas três dimensões.

Há anos a Compesa declara em sua MISSÃO o compromisso com as práticas ESG: Prestar, de forma sustentável, serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, atendendo às necessidades dos clientes.

VALORES

FOCO NO CLIENTE

Focar na satisfação do cliente, por meio da busca constante da excelência na prestação de serviços.

INOVAÇÃO

Buscar e implementar novos negócios, serviços e processos que agreguem valor para a organização e para o mercado.

ÉTICA

Agir com integridade, disciplina, respeito, responsabilidade, profissionalismo e honestidade.

TRANSPARÊNCIA

Atuar e comunicar de modo claro e objetivo, buscando uma relação verdadeira com clientes, colaboradores e parceiros

COMPROMETIMENTO COM RESULTADOS

Desenvolver as atividades com zelo, de acordo com a missão e a visão, focada em resultados.

EFICIÊNCIA E RENTABILIDADE

Promover a melhoria contínua e a modernização dos serviços prestados, objetivando a maximização dos resultados e a redução de despesas.

VALORIZAÇÃO DOS COLABORADORES

Desenvolver e valorizar o capital humano e a gestão do conhecimento em um ambiente motivador, colaborativo e harmônico.

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

Ser consciente do valor social dos serviços prestados e interagir com a sociedade, incentivando a adoção de práticas construtivas de respeito à saúde, à vida, à preservação e conservação dos recursos naturais.

DIMENSÕES

Na Compesa as dimensões ESG estão presentes nos três eixos
11

GOVERNANÇA

A governança corporativa da Compesa busca garantir o cumprimento da missão da Companhia, considerando ética, transparência, equidade, prestação de contas, sustentabilidade e responsabilidade corporativa como princípios norteadores de conduta, alinhados ao cumprimento da legislação em vigor, à aplicação das melhores práticas de governança, políticas corporativas e aos conceitos de ESG…

GOVERNANÇA

…o modelo adotado inspira maior credibilidade entre as partes interessadas e impulsiona a empresa a alcançar patamares de desempenho cada vez melhores. A governança corporativa busca criar um conjunto eficiente de mecanismos para regular como as organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, garantindo a confiabilidade da empresa junto aos seus stakeholders e contribuindo para o desenvolvimento econômico, sustentável e melhor desempenho para as empresas. A Compesa mantém sua estrutura formal de governança em conformidade com as boas práticas de mercado utilizando-se como alicerce as exigências da Lei n° 6.404/1976, denominada lei das Sociedades Anônimas e da Lei n° 13.303/2016, Lei das Estatais.

SAIBA MAIS
11

AMBIENTAL

Diz respeito às ações que tem relação com a conservação do meio ambiente, combate aos impactos das mudanças climáticas, incentivos às políticas de reúso, sustentabilidade e eficiência energética, biodiversidade, gestão de resíduos, preservação de mananciais e afluentes, cultivo e plantio de mudas e compromisso com o futuro…

AMBIENTAL

…nesse sentido, a Compesa investe constantemente na preservação do meio ambiente e na qualidade ambiental de suas obras, reafirmando seu compromisso socioambiental de compatibilizar sua atuação dentro dos princípios do desenvolvimento sustentável e socialmente responsável. A educação ambiental também complementa esse compromisso, ao contribuir para a sensibilização e a formação de uma sociedade mais sustentável e consciente do seu papel quanto às questões ambientais e a relação do saneamento com a saúde pública e a qualidade de vida da população.

Saiba mais
11

SOCIAL

Abrange ações que envolvem as pessoas, a sociedade, os clientes e seu relacionamento com a Compesa, tais como: bem-estar dos empregados, políticas de diversidade e integração, relações de trabalho, treinamento, educação coorporativa e demais benefícios aos colaboradores, relacionamento com a sociedade, proteção de dados pessoais (LGPD), satisfação do cliente e fortalecimento no apoio a Instituições Sociais…

SOCIAL

…nesse contexto, a interação com as diversas partes interessadas e as necessidades de mudanças no relacionamento e na prestação dos serviços trazem consigo uma demanda constante de diálogo com os diversos segmentos da sociedade em prol da valorização do saneamento, da saúde e da qualidade de vida. Com isso, estratégias, metodologias, instrumentos de mobilização social e valorização do corpo técnico se tornam essenciais na condução dos trabalhos sociais na política de saneamento. Além disso, os empreendimentos e serviços passam a ter sustentabilidade quando a sociedade se torna sujeito atuante e corresponsável pelas práticas de conservação do meio. As estratégias devem ser planejadas tendo a população como principal público das ações, identificando-se as particularidades regionais, perfis socioeconômicos, interesses e anseios locais, e conectando os interesses da Companhia com os atores envolvidos e impactados.

Saiba mais

Conexão com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

RELATÓRIO ESG

COMPESA 2022

A agenda ESG (termo em inglês Environmental, Social and Governance traduzido significa Ambiental, Social e Governança) na Compesa tem como objetivo alinhar as melhores práticas nestas três dimensões e  conseguir o equilíbrio de sustentabilidade econômica, ambiental, social e de governança. Nessa perspectiva, este relatório demonstra nosso engajamento com o mais alto nível de governança corporativa, responsabilidade econômica e compromisso com os aspectos sociais e ambientais.

MELHORES EMPRESAS

ECOPONTOS COMPESA

Você sabia que o óleo de cozinha usado traz sérios danos ao meio ambiente e ao sistema de esgotamento sanitário? Mas você pode evitar que isso aconteça guardando o óleo em garrafas PET e descartando em um dos Ecopontos da Compesa.

Dúvidas?

Entre em contato com a gente.

    Skip to content