A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) vem realizando constantes fiscalizações na Adutora do Sertão, que vem sofrendo com baixas vazões. Um dos motivos são as constantes ligações clandestinas verificadas ao longo da tubulação que costumam crescer nesta época do ano devido às altas temperaturas.
Na última ação, realizada sexta-feira passada, equipes iniciaram uma busca entre o município de Salgueiro e o distrito de Negreiros após denúncias anônimas de desvio de água. Foram encontradas duas ligações clandestinas no Sítio Oiticica, interligando três residências com piscinas e plantações. Toda a tubulação irregular foi retirada e entregue à Polícia Civil de Salgueiro, onde foi registrado boletim de ocorrência.
Para o gerente de Unidade de Negócios da Compesa no Sertão Central, Alex Chaves, “esse tipo de prática criminosa prejudica diretamente o abastecimento das comunidades e a sede do município, portanto as denúncias agilizam as fiscalizações”.
Qualquer cidadão pode realizar denúncia anônima sobre ligações irregulares de água na central de atendimento da Compesa (0800 081 0195).