Informações e Serviços: 0800 081 0195
Informações e Serviços: 0800 081 0195

Como a Autoleitura do Hidrômetro facilita a sua vida

Sabia que você mesmo pode fazer a leitura mensal do seu hidrômetro sem precisar esperar a visita de um leiturista? Assim fica mais fácil acompanhar seu consumo e saber com antecedência qual será o valor da sua próxima fatura.

Funciona assim: fazendo a adesão pelo nosso aplicativo, você será informado mensalmente por e-mail e notificação quando a leitura do hidrômetro deve ser realizada. Depois é só informar a leitura e usar a câmera do seu celular para enviar uma foto do hidrômetro diretamente pelo app. As informações registradas na imagem serão usadas para gerar sua próxima fatura.

Adesão

1.O cliente que deseja aderir a autoleitura deverá realizar o cadastro e concordância do Termo de Aceitação (anexo III) através do aplicativo da Compesa no smartphone, na loja de atendimento ou pelo site (www.compesa.com.br).

2. O cadastramento só será realizado, se o nome completo, matrícula, CPF/CNPJ, e-mail e telefone do cliente estiverem atualizados no sistema comercial da Compesa, bem como os dados do responsável pela autoleitura, na hipótese de o imóvel tratar-se de pessoa jurídica.

3. Os critérios do imóvel para adesão à modalidade de autoleitura são os seguintes:
· Não estar enquadrado no perfil “Tarifa Social”;
· Estar na situação de ligação de água “Ligado”;
· Não estar em situação especial de faturamento de “Paralisar emissão de contas”;
· Não tiver apresentado anormalidade de leitura no último ciclo de faturamento;
· Não apresentar 2 ou mais faturas em aberto;
· Não ser um imóvel com medição individualizada;
· Não ser um imóvel com telemedição;
· Não está enquadrado nos imóveis de perfil “ Grande Clientes e Corporativo”.
Obs.: as informações sobre Perfil e Situação de Água podem ser verificadas na sua conta.

Leitura

1. Mensalmente, no período informado pela Compesa, o cliente deve informar a leitura do hidrômetro (apenas os números pretos) vinculado ao imóvel, registrando a foto do hidrômetro correspondente, transmitindo ambos através do aplicativo da Compesa no smartphone.

2. Caso o cliente não realize a leitura no período informado pela Compesa, o imóvel será faturado considerando pela média de consumo dos últimos 6 (seis) meses.

3. Na hipótese de ausência de leitura ou o cliente informe leitura com anormalidade de leitura, por 2 ou mais meses consecutivos, será aberta uma ordem de serviço para fiscalizar o imóvel, devendo ser tratado com prioridade pela unidade de negócio.

4. A Compesa fará fiscalização online ou presencialmente, sempre que entender necessário, para confirmar a leitura registrada pelo cliente ou verificar quaisquer outras irregularidades no imóvel. 

5. A Compesa enviará mensagem de notificação pelo aplicativo e por e-mail, periodicamente, informando o período de leitura.

Entrega da Fatura

A fatura oriunda da autoleitura será emitida e entregue conforme campo cadastrado no sistema comercial “Forma Envio da Conta”. A fatura também ficará disponível no aplicativo do smartphone após o fechamento do grupo de faturamento correspondente ao imóvel.

Exclusão do Programa

1. O cliente poderá solicitar a exclusão do programa de autoleitura em até 5 dias úteis antes do início do período de leitura pela loja de atendimento, loja virtual ou pelo aplicativo do smartphone.

2. São hipóteses de exclusão do programa, por iniciativa da Compesa:
a) Ausência de leitura por 2 meses consecutivos;
b) Apresentação de anormalidade de leitura por 2 meses consecutivos;
c) Se o perfil do imóvel for alterado para “Tarifa Social”;
d) Alterar a situação de ligação de água para diferente de “Ligado”;
c) Estar na situação especial de faturamento de “Paralisar emissão de contas”;
d) Apresentar 2 ou mais faturas em aberto;
e) O imóvel ter medição individualizada;
f) O imóvel ser cadastrado com telemedição.

3. O imóvel excluído do programa de autoleitura retornará à rota de leitura do ciclo de faturamento seguinte.

4. O imóvel poderá retornar ao programa de autoleitura, após sua exclusão, se atender os critérios de adesão.

Baixe agora o app Compesa Mobile para Android ou iPhone e aproveite essa facilidade.