A Compesa finalizou, na madrugada desta quarta-feira (19), a substituição de 140 metros da rede adutora da rua Severino Félix dos Santos, em Caruaru, onde houve um rompimento na tarde do último domingo (16). As equipes trabalharam de maneira ininterrupta para que o abastecimento das áreas afetadas, Amilson Afonso, Fernando Lyra, o condomínio Terras Alpha e Avenida Brasil, fosse retomado às 08h de ontem (19), conforme planejado.
As atividades foram iniciadas na manhã da segunda-feira (17) e envolveram 12 profissionais de diversas áreas. Foram 48 horas de trabalho de alta complexidade, devido ao diâmetro da tubulação e à proximidade das residências. Também houve grande mobilização de equipamentos pesados, a exemplo de três retroescavadeiras, um caminhão muck e três caminhões de apoio. “Tudo foi feito com muita cautela e precisão para que os serviços transcorressem dentro da normalidade”, explica o gerente de Unidade de Negócio da Compesa, Antônio Freire.
Durante os serviços, foi necessário substituir seis ramais de esgoto danificados e iniciar a implantação de nova rede de abastecimento de água para 15 residências. De acordo com o gerente, incialmente seriam trocados seis metros de tubulações que foram danificadas durante o desacoplamento da rede de grande porte, mas, por questão de segurança, foi decidido ampliar a extensão da rede a ser trocada em toda a rua Severino Félix dos Santos.
Desde o término das intervenções, o abastecimento das áreas comprometidas pela ocorrência está transcorrendo satisfatoriamente. As equipes também já estão mobilizadas para a retirada do material da obra e início dos serviços de pavimentação da via, que devem durar até o final deste mês.
Além da mobilização para executar os serviços de reparo da tubulação, a equipe de serviço social da Compesa tem acompanhado de perto as famílias dos seis imóveis atingidos. Ainda na segunda-feira (17), os assistentes sociais da Compesa estiveram no local da intercorrência e fizeram o acolhimento dos moradores, orientando-os e prestando assistência. A equipe social, assim como a equipe de engenharia da empresa, já finalizaram os laudos técnicos para viabilizar o processo das indenizações.
Desde então, a Compesa está em contato com as famílias, mantendo um canal de diálogo aberto para atualizar informações sobre as etapas que precisam ser cumpridas antes do ressarcimento dos danos materiais, além de prestar a assistência necessária.
Sobre a reparação dos danos, a Compesa ressalta que essa questão está sendo tratada com absoluta prioridade e que o ressarcimento dos danos será efetuado na maior brevidade possível.