A obra para recuperação de uma importante tubulação do sistema de esgotamento sanitário do Recife será retomada amanhã (7), a partir do meio-dia, na Avenida Sul, no bairro de São José. A Compesa vai reiniciar os serviços nas proximidades do número 500 da via, para finalizar os 120 metros de tubulações restantes dessa etapa da obra, que no total planeja a recuperação de 495 metros do coletor ‘tronco’. Até agora já foram executados 370 metros de tubulação, o que corresponde a 76% da intervenção. A previsão é que essa etapa seja concluída em meados de abril deste ano. A obra precisou ser paralisada, no mês de fevereiro, em função das festividades do Carnaval que aconteceram na Avenida Sul.
As interdições continuarão a ser realizadas apenas na faixa de ônibus, em esquema de ‘Pare e Siga’ – e em trechos de 165 metros, por vez – minimizando os transtornos para o trânsito da região. Considerada complexa e de grande porte, a obra prevê recuperar 495 metros da rede coletora, uma tubulação de 1,8 metro de diâmetro, que é antiga e está assoreada, e integra parte de um sistema que atende a 15 bairros da área central do Recife: São José, Recife, Santo Antônio, Ilha do Leite, Boa Vista, Paissandu, Derby, Graças, Espinheiro, Santo Amaro, Campo Grande, Coelhos, Aflitos e Soledade.
Só nessa segunda etapa já foram investidos cerca de R$1,5 milhão. A primeira fase da obra teve início em setembro do ano passado, na Avenida Saturnino de Brito, no bairro do Cabanga, e recuperou 330 metros de tubulação. O objetivo das obras é elevar em até 70 % a capacidade dessa rede coletora, uma das principais do Recife, e que apresenta ao todo 3.900 metros de extensão. O planejamento para as próximas etapas ainda está em fase de elaboração. A obra é executada pela Odebrecht Ambiental, parceira da Compesa no programa Cidade Saneada.
Segue abaixo as linhas de ônibus que irão realizar o esquema ‘Pare e Siga’:
111 – Pinheiros
121 – Vila da Sudene
122 – Vila do Ipsep
131 – UR-02 ( Bacurau)
145 – Alto Dois Carneiros(Bacurau)
146 – UR-11 (Bacurau)
154 – Jordão (Bacurau)
166 – TI Cajueiro Seco (Rua do Sol)
167 – TI Tancredo Neves (IMIP)
168 – TI Tancredo Neves (Conde da Boa Vista)
170 – Muribeca dos Guararapes (Bacurau)
172 – Conjunto Marcos Freire (Bacurau)
184 – Cabo (Bacurau)
185 TI Cabo
191 – Recife/Porto de Galinhas (Nossa Sra. do Ó)
193 – TI Tancredo Neves (Príncipe)
200 – Jaboatão
211 – Vila Tamandaré
212 – Jardim São Paulo
214 – UR-02/Ibura (Opcional)
221 – VILA Cardeal e Silva
222 – Jardim Uchoa
232 – Cavaleiro
233 – Cavaleiro (Bacurau)
254 – Jaboatão(Bacurau)
258 – Moreno (Bacurau)
242 – Pacheco
243 Vila Dois Carneiros
412 San Martin (Largo da Paz)