O governador Paulo Câmara inaugurou hoje (30) o Sistema Adutor de Porto de Galinhas que beneficia cerca de 56 mil pessoas que vivem na região. O Sistema Adutor de Porto de Galinhas é um empreendimento que dobra a oferta de água para os destinos turísticos mais visitados do Estado. Implantando pela Companhia Pernambucana de Saneamento – Compesa, o equipamento atende, além de Porto de Galinhas, as praias de Maracaípe e Muro Alto. A obra garante a distribuição de água todos os dias e com pressões mais elevadas para essas praias. Para a sua construção foram aplicados R$ 30 milhões, com recursos do FGTS/CAIXA.
“Entregamos hoje um investimento de mais de 30 milhões. A adutora abastece toda a parte litorânea de Porto de Galinhas e Ipojuca. É uma área fundamental, um ponto turístico que precisa ter um olhar do Estado para a questão do saneamento. Já solicitamos o financiamento, junto à Caixa através do FGTS, justamente para ampliar essa capacidade de abastecimento de água e de saneamento da região. A gente vai fazer isso sempre com parcerias. Eu sempre busco, no meu governo, sentar com os prefeitos e as prefeitas, fazer as parcerias, tirar do papel o que é fundamental e priorizar aquilo que é importante para a população”, concluiu Paulo Câmara que visitou uma unidade do novo sistema acompanhado do diretor Técnico e de Engenharia da Compesa Rômulo Aurélio Souza.
Implantada a partir da Estação de Tratamento de Água (ETA) Suape, a adutora possui 19 quilômetros de tubulações assentadas com diâmetros que variam entre 600 e 800 milímetros que passa por Nossa Senhora do Ó e Muro Alto, até chegar a Porto de Galinhas. O novo sistema foi projetado para transportar a vazão máxima de 540 litros de água por segundo. O novo sistema terá condições de atender plenamente essa região pelos próximos 20 anos e foi pensado para garantir a regularidade do fornecimento de água para essas praias até mesmo na época de altas temporadas, quando aumenta o fluxo de pessoas.
O equipamento é composto por três reservatórios com capacidade para armazenar 5 mil, 3,5 mil e 2,5 mil metros cúbicos de água, além de uma estação de bombeamento. Ainda está previsto, em segunda etapa do projeto (em fase de captação de recursos), o atendimento das localidades de Nossa Senhora do Ó, Serrambi e Toquinho pelo novo sistema implantado.