Pequeno manual antirracista (Djamila Ribeiro) – Um guia rápido e direto com lições para entender o racismo e a importância de uma postura antirracista ativa e cotidiana.
Na minha peloa (Lázaro Ramos) – Um livro sincero e revelador, que propõe uma mudança de conduta e nos convoca a ser mais vigilantes e atentos ao outro.
Racismo recreativo(Adilson Moreira) – Analisa como o racismo se manifesta de forma velada e como ele pode ser combatido.
Quando me descobri negra(Bianca Santana) – Relato autobiográfico sobre a jornada de autoconhecimento e reflexão sobre a identidade negra.
O genocídio do negro brasileiro(Abdias Nascimento) – Um estudo fundamental sobre a violência racial e o genocídio no Brasil.
Um defeito de cor (Ana Maria Gonçalves) – Um retrato original e pungente da exploração e da luta de africanos na diáspora e de seus descendentes, durante oito décadas da formação da sociedade brasileira.
Lugar de fala(Djamila Ribeiro) – Aborda a importância de ouvir as vozes de grupos minorizados para construir uma sociedade mais justa.
Mukanda Tiodora (Marcelo D´Salete) – Uma história emocionante, baseada em fatos reais. Uma cronologia da luta abolicionista em São Paulo.
Pele (Rafael Calça) – Uma reinterpretação ousada que dá vida a uma história forte, na qual Jeremias – personagem de Maurício de Souza – lidará com o preconceito por causa da cor da sua pele.
O pequeno príncipe preto(Rodrigo França) – Aborda a temática do racismo e da representatividade negra de forma lúdica.
Sulwe(Lupita Nyong’o) – Uma história sobre autoestima, aceitação e beleza negra.
Histórias da preta(Heloísa Pires Lima e Laurabeatriz) – Relata histórias de mulheres negras, com foco na cultura e identidade.
Filmes
AmarElo: É Tudo Para Ontem(2021) – Documentário brasileiro estrelado pelo rapper Emicida, que mistura música, história e ativismo para explorar a riqueza da cultura negra no Brasil e a importância de reconhecer a contribuição dos ancestrais.
Estrelas Além do Tempo(2016) – Conta a história real de três mulheres matemáticas negras que foram cruciais para a NASA no início da corrida espacial, enfrentando racismo e machismo.
12 Anos de Escravidão(2013) – Vencedor do Oscar de Melhor Filme, narra a história real de Solomon Northup, um homem livre que é sequestrado e vendido como escravo nos EUA.
O Sol é Para Todos (1962) – Um clássico que aborda o preconceito racial no sul dos EUA através dos olhos de uma criança, enquanto seu pai, um advogado, defende um homem negro injustamente acusado.
Redes Sociais - Ativistas e educadores
Sueli Carneiro(@carneiro956) – Filósofa, escritora e ativista negra de grande importância no movimento negro brasileiro. Seus perfis compartilham reflexões profundas e análises sobre as relações raciais no país.
Conceição Evaristo(@conceicaoevaristooficial) – Escritora aclamada que utiliza suas plataformas para discutir literatura, negritude e questões sociais.
Luiza Mandela(@luizamandela) – Trabalha com letramento racial, oferecendo cursos, consultorias e publicações que ajudam a entender a temática racial de forma aprofundada.
Bárbara Carine(@uma_intelectual_diferentona) – Professora e intelectual que aborda temas de justiça racial e direitos humanos de forma acessível e crítica.
Redes Sociais - Organizações e coletivos
Notícia Preta(@noticia.preta) – Um portal de notícias e jornalismo que dá visibilidade às pautas do movimento negro e combate a sub-representação na mídia tradicional.
Mundo Negro(@mundonegro) – Outro portal de notícias e entretenimento com foco na cultura e no povo negro, compartilhando histórias inspiradoras e informativas.
Geledés Instituto da Mulher Negra(@geledes) – Uma organização da sociedade civil com décadas de atuação na defesa dos direitos das mulheres negras e no combate ao racismo.
Descolonize(@descolonize.educa) – Perfil com foco em educação descolonial e antirracista, que busca promover uma visão crítica da história e da sociedade.
Ministério da Igualdade Racial(@ministerioigualdaderacial) – Perfil institucional que divulga políticas públicas, ações e iniciativas do governo federal voltadas para a promoção da igualdade racial.
Rede de Mulheres Negras de Pernambuco (@redemulheresnegraspe) – Organização que atua nos pilares de identidade, ancestralidade e resistência junto às mulheres negras no estado.