Diversas ações são realizadas de maneira a otimizar o atendimento e proporcionar melhorias no relacionamento com os nossos Clientes.
A Loja Virtual foi reformulada, disponibilizando diversos serviços e melhorando a interação dos Clientes digitais. A nova Loja aposta no relacionamento prático e efetivo, oferecendo um atendimento digital com qualidade e praticidade, para que o cliente poupe tempo.
Com requisitos de segurança, visual leve e fácil navegação, o site permite solicitar ligação de água, emitir segunda via de conta, simular negociação de débitos, comunicar a existência de vazamentos, dentre outras opções.
Pensando em valorizar o Cliente digital, a Compesa desenvolveu o aplicativo com funcionalidades que permitem o autoatendimento, monitoramento de consumo, realização de pagamentos, abertura de serviços, de forma prática e atemporal – disponível 24h, e compatível com iOS e Android.
Com o layout dinâmico e intuitivo, o app Compesa vem para melhorar a interação com o Cliente, e ofertar maior comodidade em consultas de calendário de abastecimento e reporte de vazamentos.
O site da Compesa poderá ser traduzido para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) com a ajuda de uma ferramenta de interpretação digital que traduz automaticamente do português para libras. A ferramenta Hand Talk permite que pessoas surdas que têm mais fluência ou que preferem se comunicar por meio de Libras possam consumir as informações do portal www.compesa.com.br e acessar os serviços da Loja Virtual de Atendimento ao Cliente, que funciona dentro do portal.
As traduções para Libras no portal da Companhia são feitas por Maya, uma tradutora virtual que gera o idioma de sinais de acordo com a demanda do usuário. Maya pode ser acionada por meio do ícone lateral de linguagem de sinais na página. “A ferramenta traduz automaticamente os textos de português para Língua Brasileira de Sinais e foi implantada no portal da Compesa para promover a acessibilidade aos usuários surdos de forma inovadora e responsável, do ponto de vista social”, explicou o gerente de Inteligência e Atenção ao Cliente da Compesa, Rômulo Filho.
Investir em tecnologia para aprimorar o atendimento ao cliente é um dos focos da Compesa. Neste sentido, a Companhia deu início à primeira fase de operações do assistente virtual no WhatsApp. Com inspiração no rio São Francisco, o chatbot foi batizado de “Chico” e ele direcionará os clientes, ajudando nos serviços de consulta da segunda via de fatura, calendário de abastecimento, além de outras opções como revisão de consumo/conta, reportar vazamentos e abertura de negociação de débitos. Para iniciar o contato com o Assistente Virtual Compesa, basta que o cliente mande um “oi” ou “tenho uma dúvida” para o número +55 81 9488-2336 e aguardar a resposta com todas as opções de atendimento disponíveis.
Com foco nas práticas de mercado, a Compesa oferece o pagamento via Pix como alternativa às modalidades existentes de pagamento, facilitando a gestão do tempo do Cliente.
Para facilitar ainda mais o pagamento das contas para o cliente, a Compesa oferece a modalidade cartão de crédito ou débito para a quitação da fatura, que pode ser paga à vista ou para negociação de débitos em até 12 vezes.
A Compesa está sempre atenta às necessidades de nossos Clientes e por isso oferta diversos meios de pagamento para que o Cliente escolha a melhor opção de acordo com seu perfil socioeconômico e assim, garantir o acesso ao abastecimento de água.
É um canal alternativo para localidades com pouca acessibilidade e que visa facilitar a solicitação de serviços para o Cliente.
A Compesa realiza periodicamente ações que visam o fortalecimento do relacionamento com diversos grupos sociais. Em 2021 foram realizadas 75 ações comerciais em 2021, em parceria com Gerências Regionais e outras instituições.
Campanha Conta Comigo Parceria com entidades e organizações sem fins lucrativos da sociedade civil, selecionadas para receber doações por meio da conta de água e esgoto. O objetivo da Compesa com esta iniciativa é ser agente de fomento para projetos de instituições sociais, beneficiando pessoas de diferentes faixas etárias em situação de vulnerabilidade social.
R$ 3.351.477,48
VALOR ARRECADADO PARA DOAÇÃO
R$ 3.502.813,00
VALOR ARRECADADO PARA DOAÇÃO
A Compesa disponibiliza em seu site e para seus clientes, panfletos educativos com sobre como economizar água, limpar a caixa d’água, entender a fatura, cuidar do seu hidrômetro e até evitar as doenças transmitidas pelo mosquito AEDES AEGYPTI.
Compesa visa ao desenvolvimento dos seus colaboradores, a partir do alinhamento entre suas necessidades e as necessidades da Companhia, fazendo parte integrante do mapa da estratégia.
O modelo tem como eixo condutor a diversidade, respeito as diferenças, o bem-estar e o desenvolvimento de colaboradores para que possam gerar valor e crescimento sustentável para a organização e para a sociedade, inspirando e promovendo aprendizagem e confiança.
O Programa Educação Corporativa baseia-se em trilha de aprendizagens, ferramenta de qualificação profissional que possibilita o aprendizado e o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos necessários para o desempenho das funções atuais e futuras.
O programa visa contribuir com o desenvolvimento da organização e dos profissionais envolvidos.
Um bom ambiente de trabalho, capaz de promover o desenvolvimento dos colaboradores, é essencial proporcionar um clima agradável e motivador, além de benefícios que melhorem a qualidade de vida dos empregados e seus beneficiários:
R$ 3.103.073,93
VALOR DISTRIBUÍDO COM AUXÍLIO EDUCAÇÃO (TOTAL ANO)
O programa tem o objetivo de promover trocas sobre temas relacionados à saúde emocional no trabalho e na vida. Por meio de rodas de conversas, dinâmicas e vivências, se propõe a estimular reflexões que proporcionem o autoconhecimento e o alcance de alternativas objetivas para lidar com certas dificuldades do mundo contemporâneo.
Este programa tem como objetivo reduzir a incidência e a prevalência de casos de dependência alcóolica, por meio de ações presenciais na Região Metropolitana e no interior, com o objetivo de prevenção e controle da ingestão. Esta parceria também envolve a Ouvidoria da Companhia.
Com o objetivo conscientizar os colaboradores sobre a importância da adoção de práticas saudáveis no ambiente de trabalho e na vida. Este projeto oferece atividades diversificadas aos colaboradores como palestras, atendimentos individuais e oficinas.
O Programa visa contribuir para a preparação para a aposentadoria, através da ressignificação do processo de aposentadoria e na construção de um novo projeto de vida, após anos de labor. Tem como público-alvo os empregados da Compesa com até 5 anos para aposentadoria, contando também com a realização de duas turmas por ano em que os empregados passam por palestras informativas, oficina para a construção de um projeto de vida e sessões individuais com coach para monitoramento do projeto de vida.
Orientar e divulgar informações para a promoção da saúde e qualidade de vida dos empregados. Para definição do cronograma anual, é adotado o calendário do Ministério da Saúde e também o Acordo Coletivo da companhia.
Os temas são trabalhados com ações realizadas ao longo do ano, como Setembro Amarelo, Outubro Rosa, Novembro Azul e campanhas de vacinação.
Campanha de Solidariedade sempre estiveram presentes na Compesa. Em função do agravamento da pandemia, a Compesa e Central Única das Favelas (CUFA), firmaram parceria com o objetivo de fortalecer e estimular o voluntariado entre os colaboradores e arrecadar gêneros alimentícios para doação a grupos populacionais em situação de insegurança alimentar
A Compesa recebeu o Certificado de Empresa – PRO concedido pela SRTb/PE (Secretaria Regional do Trabalho – PE), às empresas que contribuíram para PROTEGER; PROMOVER e PROFISSIONALIZAR adolescentes e jovens egressos do trabalho infantil no ano de 2020, através do Fórum Pernambucano da Aprendizagem Profissional – FORAP/PE.
Um grupo de 17 mulheres está pronto para atuar no mercado de trabalho de manutenção e instalações hidráulicas. Elas fazem parte da primeira turma do Curso de Encanadora Instaladora Predial que a Compesa promoveu, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). A primeira turma de mulheres encanadoras é composta de moradoras do bairro de Santo Amaro, no Recife, onde fica a sede da companhia. A capacitação faz parte do Programa ComViver Compesa, que visa fortalecer o diálogo, a convivência e o relacionamento com a comunidade, por meio da mobilização social, nas obras e serviços.
O curso é totalmente gratuito, foi ministrado pelo professor Paulo César e teve como finalidade prepará-las para executar manutenção de instalações hidrossanitárias, planejar e organizar o trabalho segundo as normas técnicas e o respeito ao meio ambiente. A formação teve duração de quatro meses, iniciada em dezembro de 2022, com carga horária de 240 horas nas instalações do SENAI. As alunas ainda contaram com um módulo complementar, promovido pela Compesa, com foco em educação socioambiental.
O Universo Compesa é um espaço educativo, interativo e tecnológico, que retrata, por meio de visitas e atividades de educação ambiental, a linha do tempo do processo de evolução do saneamento no estado, incluindo a história, atuação e projetos da Compesa, seu compromisso socioambiental com o saneamento sustentável, a preservação e a utilização racional dos recursos hídricos.
As visitas ao Universo Compesa são programadas, em formato híbrido (presencial e remoto) e possuem mediação para cada grupo, sendo acompanhadas por um colaborador, que explana todos os territórios do espaço: passado, presente e futuro do saneamento em Pernambuco.
O programa foi criado diante das constantes problemáticas de desperdício de água nas áreas de atuação da Companhia, com o propósito de contribuir para o enfrentamento das perdas de água, melhoria dos serviços prestados e consolidação de um relacionamento positivo da população com a empresa.
As principais demandas identificadas nos territórios são: vazamentos de água, ligações irregulares/ furto de água, bombas na rede, consumo inconsciente, ausência de hidrometração, imagem negativa dos serviços e insatisfação dos clientes.
O trabalho Técnico social nas obras desenvolve ações de mobilização, participação e educação socioambiental junto às famílias beneficiadas com a implantação/ampliação de sistemas de água e esgotamento sanitário.
Este trabalho visa também prestar serviços à população, antes, durante e depois da obra, prezando pela gestão participava, o atendimento as necessidades sociais e a sustentabilidade do empreendimento.
É de extrema importância o contato direto com a população para entender a realidade local, seus desafios e a partir disso propor ações coerentes com a demanda cultural, social, econômica, político-institucional e ambiental.
O trabalho de educação ambiental requer uma ação mais consistente levando em consideração o tempo de apropriação da população, fortalecimento do trabalho em rede e formação de agentes multiplicadores.
Com base nessa perspectiva, a Compesa ao longo dos anos realiza abordagens socioeducativas nos domicílios e territórios, palestras, oficinas, cursos de formação de educadores ambientais, visitas às ETAs e ETEs com diversos públicos (gestores, estudantes, educadores, parceiros, empresas, agentes de saúde, lideranças), gincanas educativas nas Escolas e nas campanhas alusivas ao dia mundial da água, meio ambiente, combate à dengue e outras endemias.
O Programa ComViver apresenta uma perspectiva de trabalho contínua e estruturadora com a participação da população usuária e clientes, ampliando o relacionamento com os parceiros, comunidades e funcionários com a questão socioambiental e a promoção da cidadania nas áreas de atuação da empresa.
Este programa consiste em visitas guiadas as Estações de Tratamento de Água e de Esgoto (ETAs e ETEs) da Compesa. As equipes sociais recebem as solicitações, articulam com as instituições e empresas, e agendam com as Unidades da Companhia, fazendo o acompanhamento direto dos grupos.
As ações são complementadas por palestras introdutórias, orientações educativas, por vezes com outras metodologias (como maquete, jogos, dinâmicas, entre outros).
Criado em 1987, o Coral já fez inúmeras apresentações. Atualmente, o Coral já faz parte do calendário de eventos da Compesa. É formado por empregados e aposentados da empresa, bem como seus familiares e amigos. O Coral Compesa faz parte do Programa de Responsabilidade Social da Companhia. Através do Coral, a Compesa demonstra seu apoio e incentivo à música, buscando humanizar as ações da Empresa, proporcionando não só lazer como cultura musical aos seus funcionários, participantes e ao público em geral, através do canto coral.
Fundado há 38 anos por funcionários Compesa, o Bloco Gota D’água é a única agremiação carnavalesca de uma companhia de saneamento do Brasil que conseguiu resistir ao tempo. O bloco surgiu no improviso com o nome de “Bloco AJU”. Sua primeira saída oficial aconteceu no final daquela década, ao som de uma pequena orquestra de frevo, pelas ruas do bairro de Santo Amaro, no mesmo percurso que ainda é realizado. Hoje, já é uma tradição da Sexta-feira no Carnaval do Recife, com milhares de foliões acompanhando o desfile da agremiação ao som de muito frevo.
Realizado sempre na primeira semana de junho, a tradicional festa reúne centenas de forrozeiros na iniciativa que praticamente dá início aos festejos juninos na capital. A festa é realizada na sede da Compesa. Todos os anos, além de uma estrutura fornecida para quem quer arrastar os pés ao som do mais tradicional forró pé-de-serra, os compesianos também desfrutam de uma estrutura montada para lembrar as antigas festas do interior, com direito a barracas cheias de produtos típicos da época junina e as delícias de nossa culinária regional.
A Compesa tem uma Política de Patrocínio, que está diretamente associada às diretrizes traçadas pela empresa. A Compesa deixa bem claro àqueles que buscam patrocínio, o seu compromisso institucional com a responsabilidade social, ambiental, a cultura regional e o desenvolvimento do estado de Pernambuco.
A Companhia se empenha em defender o meio ambiente e valorizar a cultura pernambucana, por meio de uma política de forte alcance social articulada com as políticas públicas para o setor, além do foco na afirmação da identidade regional.
Compesa na Estrada
Os colaboradores tiveram a oportunidade de receber informações e orientações de forma interativa com temáticas do ciclo da água, consumo consciente, resíduos sólidos e estações de tratamento de água e esgoto, além de conhecerem um pouco das unidades da Compesa através dos óculos de realidade virtual. Quem participou da visita guiada ao caminhão enxergou neste novo projeto uma perspectiva transformadora que irá agregar conhecimento e valor as práticas sustentáveis da empresa.
A unidade móvel recheada de tecnologia e conhecimento percorreu a Região Metropolitana do Recife (RMR) em sua primeira turnê, entre os dias 24 de janeiro a 09 de fevereiro de 2022 e seguiu viagem rumo as demais unidades da empresa e cidades do interior.