Atendimento: 0800 081 0195 | Vazamentos Água e Esgoto: 0800 081 0185
Atendimento: 0800 081 0195 | Vazamentos Água e Esgoto: 0800 081 0185

MEIO AMBIENTE

A Compesa investe constantemente na preservação do meio ambiente e na qualidade ambiental de suas obras, reafirmando seu compromisso socioambiental de compatibilizar sua atuação dentro dos princípios do desenvolvimento sustentável e socialmente responsável. A educação ambiental também complementa esse compromisso, ao contribuir para a sensibilização e a formação de uma sociedade mais sustentável e consciente do seu papel quanto às questões ambientais e a relação do saneamento com a saúde pública e a qualidade de vida da população.

Licenciamento Ambiental

De acordo com a Lei Federal nº 6.938/1981, licenciamento ambiental é o procedimento no qual o poder público, representado por órgãos ambientais, autoriza e acompanha a implantação e a operação de atividades que utilizam recursos naturais ou que sejam consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras. Ao receber a Licença Ambiental, a Compesa reafirma seu compromisso de manter a qualidade ambiental das localidades onde seus empreendimentos são instalados, executando-os conforme a legislação ambiental vigente, impactando o mínimo possível o meio ambiente.

Sistema Informatizado Ambiental – SIA

A partir da necessidade de informatizar o acompanhamento dos processos ambientais da companhia, a Compesa criou um Sistema Informatizado Ambiental (SIA), através do qual recebe todas as solicitações de licenças ambientais e disponibiliza aos gestores de obras o acesso para consultas e acompanhamento dos processos em andamento, oferecendo mais praticidade, agilidade e segurança.

Programa Florestar

Promove ações de gestão e educação ambiental a fim de sensibilizar a sociedade sobre a necessidade da preservação florestal para a proteção dos recursos hídricos e a qualidade de vida das populações. Possui cinco eixos de atuação:

1. Viveiros Florestais Educadores

Os Viveiros Florestais Educadores da Compesa se configuram como espaços de fomento a atividades de educação ambiental, recebendo visitas de grupos de instituições de ensino e de organizações sociais diversas. Atualmente, a companhia possui dois viveiros localizados nos municípios de Poção e Bonito, no Agreste do estado, que produzem mudas de espécies florestais nativas da Caatinga e Mata Atlântica para atividades de educação ambiental, reflorestamento e para o atendimento de exigências ambientais legais referentes às obras da companhia.

Agendamento de grupos para visitas educativas aos Viveiros Florestais Educadores:

Gerência de Meio Ambiente
E-mail: meioambiente@compesa.com.br
Tel.: 81 3412.9528

2. Vai à Escola

O Vai à Escola visa disseminar a educação ambiental, promovendo atividades de produção de mudas e projetos de arborização para espaços escolares, sensibilizando os alunos sobre as questões ambientais e formando viveiristas florestais para realizarem o plantio e a manutenção de mudas em suas escolas.

Quando realizado em parceria com prefeituras, o projeto atende alunos de diversas escolas do município e, em parceria com a administração pública local, elabora um Plano de Arborização para a cidade, bem como a doação de mudas para que o município dê seguimento ao Plano, melhorando a qualidade de seus espaços públicos e/ou áreas degradadas. Dessa forma, os estudantes são envolvidos num processo muito maior, tornando-se protagonistas na transformação ambiental do seu município.

3. Oficinas e Eventos

Com o objetivo de atender às demandas de atividades de educação ambiental e de participação em eventos socioambientais, escolares, técnicos e científicos, esse projeto promove atividades educativas com metodologia definida para as necessidades de cada público, acompanhando também do calendário do Meio Ambiente do estado de Pernambuco.

4. Semeando Cidadania

O projeto visa atender demandas de áreas vinculadas às políticas de assistência social. A primeira parceria do Semeando Cidadania se deu com a Fundação de Atendimento Socioeducativo – Funase – por meio da construção de viveiros florestais educadores em unidades socioeducativas e a capacitação de adolescentes e jovens socioeducandos como viveiristas florestais, contribuindo para a sua transformação cultural e pessoal.

5. Cultivando Conhecimento

Atualmente, a Compesa conta com mais de 7 mill colaboradores distribuídos por diversas gerências no estado de Pernambuco. Com essa perspectiva, este eixo do Programa Florestar é voltado para promover maior integração dos colaboradores da companhia com as atividades ambientais desenvolvidas, visando aumentar o nível de conscientização e comprometimento destes com os projetos ambientais.

Quer conhecer mais iniciativas da Compesa na área de Meio Ambiente? Acesse o menu Sistema de Gestão Ambiental clicando aqui.

TELEATENDIMENTO

Atendimento 24h: 0800 081 0195
Vazamentos Água e Esgoto: 0800 081 0185

ENDEREÇO

Av. Cruz Cabugá, 1387 - Santo Amaro, Recife - PE, 50040-000

Skip to content