Informações e Serviços: 0800 081 0195 | 0800 081 0185
Informações e Serviços: 0800 081 0195 | 0800 081 0185

TOUR UNIVERSO

O Universo Compesa é um ambiente que reúne tecnologia e interatividade para contar a história do Saneamento de Pernambuco e falar da sua importância para a saúde pública e preservação do meio ambiente. Dentro do Universo, você pode viajar no tempo e conhecer o passado, o presente e o futuro do saneamento em Pernambuco. Vamos nessa?

O INÍCIO

Da fundação da cidade do Recife, em 1537, até 1848, as únicas fontes de suprimento de água eram os poços rasos e a água trazida por canoas, tendo como fonte de água o Rio Beberibe e as bicas de Olinda.

Em 1838, é criada a Companhia do Beberibe, que operou abastecimento de água do Recife de 1838 até 1912, quando houve sua extinção e a formação da Comissão de Saneamento do Recife.

Foi a Companhia do Beberibe, entre 1842 a 1848, que construiu o primeiro sistema de abastecimento de água do Recife. Sua fonte de suprimento era o Açude do Prata, em Dois Irmãos.

ERA SATURNINO DE BRITO

Em 1910, foi criada a Comissão de Saneamento do Recife, chefiada pelo engenheiro civil e sanitarista carioca Francisco Rodrigues Saturnino de Brito, considerado o patrono da engenharia sanitária do Brasil.

Na era Saturnino de Brito, foi projetado e construído o primeiro sistema de abastecimento de água público do Recife, após a extinção da companhia do Beberibe.

Saturnino de Brito também foi pioneiro do Brasil com o sistema de esgotamento sanitário tipo separador absoluto, e foi responsável pela implantação do primeiro sistema de esgotamento sanitário ambientalmente sustentável na cidade do Recife, no período de 1909 a 1916.

ERA TAPACURÁ

A Compesa foi fundada em julho de 1971, e seu primeiro sistema público de abastecimento de água foi o Sistema Tapacurá, que teve como fonte de suprimento de água, inicialmente, a Barragem de Tapacurá e a Barragem de Duas Unas. O sistema tem uma capacidade nominal total de 4000 litros por segundo (l/s), sendo que a primeira etapa foi inaugurada em 1975 com 2000 l/s, e a segunda etapa com mais 2000 l/s, inaugurada em 1982.

Antes da formação da Compesa, foram construídos diversos sistema de abastecimento de água pelos também extintos DSE – Departamento de saneamento do Estado, e SANER – Saneamento do Recife. Destes, ainda em operação o sistema Caixa d’Água, de 1946; o sistema Dois Irmãos / Galerias Filtrantes, de 1952; e o sistema Monjope – Alto do Céu, de 1958.

COMPESA E O COMPROMISSO SOCIOAMBIENTAL

Aqui você conhece alguns dos projetos da Compesa ligados ao saneamento, alinhados com os princípios do desenvolvimento sustentável e da responsabilidade social.

ACERVO HISTÓRICO (PASSADO)

Nas seis telas dos totens é possível ler sobre a história do saneamento de Pernambuco, por meio de três livros com a tecnologia touch screen (sensível ao toque), visualizar fotos e ouvir áudios sobre a história do trabalho da Compesa.

MAQUETES VIRTUAIS

Possuem três temas que são apresentados durante as visitas ao Universo Compesa. São eles

ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA

Também conhecida como ETA, a estação de tratamento de água presente na maquete virtual foi inspirada na ETA Pirapama, localizada no Cabo de Santo Agostinho. Na maquete é possível visualizar todas as etapas do tratamento de água realizado, desde a sua captação no manancial até a cloração antes da distribuição.

ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO

Também conhecida como ETE, a estação de tratamento de esgoto existente na maquete nos permite ver todas as etapas do tratamento do esgoto que é produzido em nossas residências. Desde a chegada do esgoto na ETE até o seu retorno já tratado ao manancial.

CASA EFICIENTE

Neste tema é possível ver o funcionamento de um hidrômetro (instrumento utilizado para medir a quantidade de água consumida em uma residência) e aprender boas práticas para utilizar e economizar água em nossas casas.

Skip to content