Informações e Serviços: 0800 081 0195 | 0800 081 0185
Informações e Serviços: 0800 081 0195 | 0800 081 0185

TOUR UNIVERSO

O Universo Compesa é um ambiente que reúne tecnologia e interatividade para contar a história do Saneamento de Pernambuco e falar da sua importância para a saúde pública e preservação do meio ambiente. Dentro do Universo, você pode viajar no tempo e conhecer o passado, o presente e o futuro do saneamento em Pernambuco. Vamos nessa?

O INÍCIO

Da fundação da cidade do Recife, em 1537, até 1848, as únicas fontes de suprimento de água eram os poços rasos e a água trazida por canoas, tendo como fonte de água o Rio Beberibe e as bicas de Olinda.

Em 1838, é criada a Companhia do Beberibe, que operou abastecimento de água do Recife de 1838 até 1912, quando houve sua extinção e a formação da Comissão de Saneamento do Recife.

Foi a Companhia do Beberibe, entre 1842 a 1848, que construiu o primeiro sistema de abastecimento de água do Recife. Sua fonte de suprimento era o Açude do Prata, em Dois Irmãos.

ERA SATURNINO DE BRITO

Em 1910, foi criada a Comissão de Saneamento do Recife, chefiada pelo engenheiro civil e sanitarista carioca Francisco Rodrigues Saturnino de Brito, considerado o patrono da engenharia sanitária do Brasil.

Na era Saturnino de Brito, foi projetado e construído o primeiro sistema de abastecimento de água público do Recife, após a extinção da companhia do Beberibe.

Saturnino de Brito também foi pioneiro do Brasil com o sistema de esgotamento sanitário tipo separador absoluto, e foi responsável pela implantação do primeiro sistema de esgotamento sanitário ambientalmente sustentável na cidade do Recife, no período de 1909 a 1916.

ERA TAPACURÁ

A Compesa foi fundada em julho de 1971, e seu primeiro sistema público de abastecimento de água foi o Sistema Tapacurá, que teve como fonte de suprimento de água, inicialmente, a Barragem de Tapacurá e a Barragem de Duas Unas. O sistema tem uma capacidade nominal total de 4000 litros por segundo (l/s), sendo que a primeira etapa foi inaugurada em 1975 com 2000 l/s, e a segunda etapa com mais 2000 l/s, inaugurada em 1982.

Antes da formação da Compesa, foram construídos diversos sistema de abastecimento de água pelos também extintos DSE – Departamento de saneamento do Estado, e SANER – Saneamento do Recife. Destes, ainda em operação o sistema Caixa d’Água, de 1946; o sistema Dois Irmãos / Galerias Filtrantes, de 1952; e o sistema Monjope – Alto do Céu, de 1958.

ACERVO HISTÓRICO (TERRITÓRIO PASSADO)

Nas seis telas dos totens é possível ler sobre a história do saneamento de Pernambuco, por meio de livros com a tecnologia touch screen (sensível ao toque), enviar estes livros por e-mail, visualizar fotos, além de assistir vídeos e ouvir áudios sobre a história do trabalho da Compesa e suas memórias, que contam a história do Saneamento em Pernambuco.

MAQUETES VIRTUAIS (TERRITÓRIO PRESENTE)

Possuem três temas que são apresentados durante as visitas ao Universo Compesa. São eles

ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA

Também conhecida como ETA, a estação de tratamento de água presente na maquete virtual foi inspirada na ETA Pirapama, localizada no Cabo de Santo Agostinho. Na maquete é possível visualizar todas as etapas do tratamento de água realizado, desde a sua captação no manancial da água bruta, passando por todas as etapas (coagulação, floculação, decantação, filtração e cloração) até a distribuição da água tratada em seu destino final.

ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO

Também conhecida como ETE, a estação de tratamento de esgoto existente na maquete nos permite ver todas as etapas do tratamento do esgoto que é produzido em nossas residências. Desde a chegada do esgoto na ETE (gradeamento, caixas de areia ou desarenador, filtro biológico, decantação e desinfecção) até à sua devolução já tratada ao meio ambiente.

CASA EFICIENTE

Neste tema é possível ver o funcionamento de um hidrômetro (instrumento utilizado para medir a quantidade de água consumida em uma residência) e aprender boas práticas para utilizar e economizar água em nossas casas.

CÁPSULA DO TEMPO (TERRITÓRIO FUTURO)

A cápsula do tempo propõe uma viagem ao futuro através de mensagens deixadas pelos visitantes sobre o conhecimento e respeito adquiridos em relação importância da água e do Meio Ambiente para o nosso planeta. Estas mensagens são digitadas e o visitante é fotografado, na sequencia as mensagens aparecem automaticamente nos painéis suspensos de forma a eternizarem a opinião dos visitantes.

OLHAR FUTURO

Neste ambiente o mapa do estado de Pernambuco é acessado através de um sensor de movimento. O mapa está dividido por região e ao simples sinal de mobilidade é possível uma “viagem” por informações população, investimentos previstos para cada região, quantidade de ligações de água e esgoto, além de obras em andamento e obras futuras.

ROBÔ BIO

Simpático, inteligente e curioso, o robô Bio interage com os visitantes através de um quiz ambiental que trata da relação entre a Compesa e o meio ambiente através de jogos e perguntas, divertindo e validando o aprendizado durante toda a visita ao Espaço Universo Compesa.

Skip to content