Informações e Serviços: 0800 081 0195
Informações e Serviços: 0800 081 0195

PRIMEIRA ETAPA DE OBRAS DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO VAI BENEFICIAR 29 MIL MORADORES NO CABO DE SANTO AGOSTINHO

A cidade do Cabo de Santo Agostinho, localizada na Região Metropolitana do Recife, está com obras em andamento de ampliação do sistema de esgotamento sanitário. A ação é mais uma iniciativa do Programa Cidade Saneada, parceria público-privada entre a Compesa e a BRK Ambiental. Atualmente, já são mais de 21 quilômetros de redes coletoras de esgoto instaladas na cidade, que é um dos principais polos industriais do estado, além de seus atrativos turísticos, a exemplo da Praia do Paiva e de Gaibu.

“O projeto, nesta primeira etapa, prevê o assentamento de quase 30 quilômetros de tubulações nos bairros de Charnequinha, Centro, Cohab, Alto da Bela Vista, São Judas Tadeu, Santo Inácio e Igarapu, além da melhoria operacional das redes existentes”, aponta o diretor de Negócios e Eficiência da Compesa, Flávio Coutinho. Também estão incluídas nessa fase a construção de quatro estações elevatórias de esgoto (EEE), além de uma estação de tratamento com capacidade para 110 litros por segundo na primeira etapa, o equivalente a cinco piscinas olímpicas.

“Serão investidos cerca de R$ 45 milhões nessa obra estruturadora, que beneficiará mais de 29 mil habitantes. Além de melhorar a infraestrutura existente, a iniciativa contribuirá com a saúde pública, o desenvolvimento do município e promoverá uma melhoria na qualidade de vida da população da cidade do Cabo de Santo Agostinho”, pontua a diretora da BRK Ambiental em Pernambuco, Ana Carolina Farias.

As intervenções acontecem durante o dia, das 7h às 17h, de segunda à sexta-feira, e atualmente existem três frentes de obras nos bairros de Santo Inácio. Caso haja necessidade de ultrapassar esse horário, ou intervenções nos finais de semana e/ou feriados, a população do entorno será avisada pelas equipes do plantão social, que acompanharão de perto a obra e prestarão os esclarecimentos necessários aos moradores. Mais informações também podem ser obtidas com o Plantão Social por meio do número/WhatsApp (81) 981682326, que funciona de segunda à sexta, das 7h às 17h.

Além disso, ao longo da implantação do SES, outras medidas serão tomadas para minimizar possíveis transtornos para a população, como: uso de plataformas em aço para garantir a mobilidade de pedestres e veículos, sinalização indicando desvios, prioridade no fechamento de valas, entre outras. As equipes de responsabilidade socioambiental também atuarão em diversas frentes para promover a educação ambiental e, dessa forma, orientar a população acerca da correta utilização do sistema.

É esperado que, durante o período de obras, sejam gerados até 260 empregos diretos e indiretos. Essa primeira etapa do sistema deve ser concluída em julho de 2022, quando 27% do esgoto gerado na área da sede do município será coletado e 100% desse efluente tratado e devolvido à natureza, obedecendo a rigorosos padrões de qualidade exigidos pelos órgãos ambientais.

 

TELEATENDIMENTO

Atendimento 24h: 0800 081 0195

ENDEREÇO

Av. Cruz Cabugá, 1387 - Santo Amaro, Recife - PE, 50040-000

Skip to content
%d blogueiros gostam disto: