Atendimento: 0800 081 0195 | Vazamentos Água e Esgoto: 0800 081 0185
Atendimento: 0800 081 0195 | Vazamentos Água e Esgoto: 0800 081 0185

Serviços de pavimentação são retomados nas principais vias de Candeias após obra de esgoto

Com a trégua das fortes chuvas, o serviço de recomposição do asfalto foi retomado, em ritmo emergencial, nas principais avenidas do bairro de Candeias, no município de Jaboatão dos Guararapes, onde a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) está executando uma obra estruturadora de implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES). Até o momento já foram assentados mais de 16 mil metros de rede coletora só em ruas de Candeias. Agora, duas frentes de trabalho da BRK Ambiental, parceira da companhia no Programa Cidade Saneada, estão atuando simultaneamente nas avenidas Presidente Kennedy e Bernardo Vieira de Melo. Nesta última, os serviços de pavimentação estão sendo realizados em frente ao número 5.775. Já na Presidente Kennedy, foi iniciada a recuperação de 200 metros do asfalto, entre os números 5.472 e 5.595.

 

Caso não ocorram chuvas fortes nos próximos dias, a previsão é concluir todos os trechos restantes no bairro de Candeias até 18 de maio. As obras de recomposição do asfalto foram paralisadas devido às fortes chuvas e voltaram a ser realizadas na última sexta-feira (04). As avenidas Presidente Castelo Branco e Bernardo Vieira de Melo já receberam algumas intervenções, inclusive. “O prazo para concluir todo o processo da obra de construção de um sistema de esgotamento sanitário, como a escavação para implantação da nova rede coletora de esgoto até a recomposição do pavimento nas ruas pode variar, de acordo com o trecho e profundidade das valas no solo. E chuvas intensas podem interferir no cumprimento desse prazo também”, explica Fred Barbosa, gerente Técnico de Engenharia da COMPESA. Nas valas de profundidade média, por exemplo, o processo de escavação e reaterro levam em média três dias para serem concluídos. Já nos casos em que há necessidade de rebaixamento do lençol freático, os processos levam em torno de uma semana.

 

A Compesa ainda esclarece que, após a implantação das redes coletoras e enquanto a pavimentação das vias não é concluída, é realizado um nivelamento temporário no terreno com BGS (material composto de brita e polipedra) para que sejam minimizados os impactos da obra para população. O uso desse material para nivelamento é normatizado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e busca não deixar o desnível aparente e perigoso nas vias, até que seja substituído pelo concreto asfáltico. A primeira etapa da obra de implantação do SES em Jaboatão dos Guararapes iniciou em maio de 2017 e contempla parte dos bairros de Candeias, Piedade e Barra de Jangada. Ao todo, está prevista a implantação de 61 mil metros de rede coletora, além de uma estação de tratamento de esgotos e cinco estações de bombeamento, beneficiando mais de 55 mil pessoas. O investimento nessa etapa é de aproximadamente R$ 85 milhões.

TELEATENDIMENTO

Atendimento 24h: 0800 081 0195
Vazamentos Água e Esgoto: 0800 081 0185

ENDEREÇO

Av. Cruz Cabugá, 1387 - Santo Amaro, Recife - PE, 50040-000

Skip to content
%d blogueiros gostam disto: