A Compesa possui 32 estações de tratamento de esgotos (ETEs) mapeadas como detentoras de potencial para reuso de efluentes, lodos e biogás (SUBPRODUTOS), que juntas tem capacidade de tratar 5,9 milhões de m³/mês.
É importante salientar que a Agenda 2030 da ONU para o desenvolvimento sustentável aponta, no seu item 12, a necessidade do consumo e produção responsáveis. Vale ressaltar também que a economia circular, e nela incluído o reuso, é fundamental para o desenvolvimento sustentável e para o atingir o ODS (Objetivo do Desenvolvimento Sustentável) supracitado.
Configura-se importante para a Compesa a geração de receitas por meio da expansão do seu campo de atuação através do aproveitamento dos efluentes e resíduos que hoje representam apenas custos operacionais para a mesma, além de causarem impacto ambiental e não serem aproveitados, fazendo-se necessário, desta forma, o aprofundamento das possibilidades de reuso e difusão desse conceito na Companhia.
Nesse contexto, pensando em incremento de receita, redução de custos e mitigação de impactos ambientais, a COMPESA busca parceiros que queiram explorar o potencial de reuso de SUBPRODUTOS de suas ETEs, nos moldes de Manifestação de Interesse Privado, previstos no REGULAMENTO DE LICITAÇÕES, CONTRATOS E CONVÊNIOS DA COMPESA e dentro das legislações vigentes.
Objeto: Apresentação de estudos técnicos, econômico-financeiros e jurídicos, com intuito de subsidiar investimentos em CELEBRAÇÃO DE PARCERIA PARA FINS DE APRESENTAÇÃO DE MODELO DE NEGÓCIO ENVOLVENDO ÁGUA DE REUSO, LODO E BIOGÁS GERADOS PELAS ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ESGOTO (ETE) DA COMPANHIA PERNAMBUCANA DE SANEAMENTO – COMPESA.
Descrição: Os Estudos deverão envolver os elementos necessários para desenvolver soluções comercialização e/ou redução de custos, relacionados aos SUBPRODUTOS das ETEs da COMPESA. As soluções podem contemplar reuso do efluente tratado (reuso urbano, agrícola, aquícola, ambiental e industrial), do lodo (uso agrícola, ambiental, dentre outros) e do biogás.
Setor: Diretoria de Negócios e Eficiência
Modelo do Negócio: Parceria
EM BREVE
EM BREVE