Na madrugada desde sábado (18), a Estação Elevatória de Brejão (sistema de bombeamento), responsável pelo abastecimento de água do município de Bezerros, foi alvo de uma ação criminosa. Bandidos invadiram a unidade operacional da Compesa, furtaram os cabeamentos elétricos e vandalizaram o transformador, além do painel de acionamento do sistema de bombas. Sem esses equipamentos, a unidade não tem condições de funcionamento.
Devido à ação dos bandidos, o fornecimento de água de Bezerros está comprometido, com uma redução de vazão em torno de 60%.
A cidade de Bezerros é atendida pelo Sistema Brejão e reforço do Sistema Jucazinho, que está em situação de pré-colapso devido ao baixo volume de água acumulada na Barragem de Jucazinho em função da escassez de chuvas nessa região. Sem a operação do Sistema Brejão, que também estava em colapso até maio, quando a barragem conseguiu acumular água, o abastecimento fica seriamente afetado com a pouca disponibilidade de água para distribuição à população. Sendo assim, até o retorno da operação da unidade, a cidade ficará recebendo água apenas do Sistema Jucazinho.
Os técnicos da Compesa, ao perceberem a interrupção da operação do sistema, foram ao local da estação elevatória e constataram o furto e danos aos equipamentos da unidade. Está sendo realizado o levantamento dos danos causados e a necessidade de reposição dos componentes subtraídos ou danificados para o retorno da operação do sistema. A expectativa é que a unidade volte a funcionar na próxima quinta-feira (24).
A Compesa lamenta atitudes dessa natureza, que prejudicam a população ao afetarem o abastecimento de água. Foi registrado Boletim de Ocorrência para que as autoridades policiais possam investigar, identificar e punir os responsáveis pelo delito.