Está em andamento uma nova fase da obra de implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário do bairro dos Torrões, zona oeste do Recife, que é a de sensibilização dos 10 mil moradores do bairro, para a necessidade de execução da ligação dos imóveis à rede pública de esgoto, passando assim, a usufruir dos serviços de coleta e tratamento adequados dos efluentes domésticos. Para alcançar esse objetivo, equipes de Responsabilidade Socioambiental estão nas ruas do bairro, devidamente identificados, realizando a campanha de ligação, iniciativa que tem o objetivo de conscientizar à população quanto à importância do saneamento e da ligação de cada residência.
O novo sistema de esgotamento sanitário do bairro dos Torrões está em fase de testes e para o seu funcionamento, foram implantados 10 mil metros de tubulações, uma estação de tratamento de esgoto e uma estação de bombeamento. O Programa Cidade Saneada, parceria público-privada entre a Compesa e a BRK Ambiental, investiu mais de R$ 13 milhões nessa nova unidade operacional de esgoto.
A Compesa explica que, além da obra propriamente dita, é essencial o envolvimento da população para a realização das ligações dos ramais prediais, pois sem elas, não há como se beneficiar dos serviços, primordiais para a saúde da população desse bairro. “Essa ação é fundamental para que o esgoto doméstico seja levado de forma correta para a estação de tratamento e, dessa forma, retorne ao meio ambiente em condições adequadas”, comenta o diretor de Novos Negócios e Eficiência da Compesa, Flávio Coutinho. “As equipes visitam os domicílios e fazem uma abordagem explicativa sobre os procedimentos pertinentes, entregam materiais educativos acerca do correto uso do sistema, além de prestarem esclarecimentos sobre o valor tarifário”, explica a diretora da BRK Ambiental em Pernambuco, Ana Carolina Farias.
PROGRAMA CIDADE SANEADA – Com o início dos testes do novo sistema de esgotamento sanitário no bairro dos Torrões, o Programa Cidade Saneada reafirma seu compromisso na expansão dos serviços de coleta e tratamento de esgoto na Região Metropolitana do Recife e Goiana, na Mata Norte. Em 2020, ano de muitos desafios, foi iniciada a operação do novo sistema de Ponta de Pedras, no município de Goiana. Em 2021, seguem obras em andamento nas cidades do Recife, Jaboatão dos Guararapes, Goiana, Olinda e Cabo de Santo Agostinho.