Olinda e Recife esperam receber milhares de foliões para o Carnaval 2023. Com o objetivo de oferecer melhoria contínua na operação do sistema de esgotamento sanitário e o bem-estar de todos os foliões durante a festa, a Compesa está realizando uma ação integrada de manutenção preventiva do sistema de esgotamento sanitário nos focos de folia. A ação faz parte do Programa Cidade Saneada, parceria entre a Compesa e a BRK Ambiental.
Desde o início de janeiro, já foram feitas limpeza preventiva e desobstrução em 38 km de tubulações de esgoto. As ações de vistoria e limpeza foram, principalmente, realizadas nos locais por onde passam blocos carnavalescos, como Os irresponsáveis, Turma da Jaqueira, Gota D’Água e Cabeça de Touro. Também foram realizadas limpezas no percurso do Galo da Madrugada, Recife Antigo e polos na cidade de Olinda. A previsão é de que a ação seja concluída até a próxima quinta-feira (16), quando terão sido limpos cerca de 45 km de redes.
Após o carnaval, serão feitas recuperações em outros 21 poços. Em Olinda, serão atendidas as avenidas Ministro Marcos Freire, Sigismundo Gonçalves e Getúlio Vargas. A conclusão está prevista até o dia 10 de maio. Durante essas intervenções, os trechos de obras nas vias ficarão interditados parcialmente entre 22h e 05h para o tráfego de veículos.