O grande volume de chuvas registrado nas últimas 24 horas em toda a Região Metropolitana do Recife, que já ultrapassou os 100 milímetros em algumas cidades, afetou a operação de unidades de captação e tratamento de água da Compesa. Situações de inundação nas estações elevatórias, águas sem condição para tratamento nos mananciais e falta de energia elétrica nas unidades foram as causas das paralisações, impactando a produção e distribuição de água nos municípios de Jaboatão dos Guararapes, Ipojuca, Moreno, São Lourenço da Mata e Araçoiaba.
Em Jaboatão dos Guararapes, foi afetado o abastecimento da localidade de Muribequinha devido à água em má condição para tratamento do rio Muribeca. Também foi comprometida a distribuição de água nos bairro de Marcos Freire, em função da inundação na captação e na estação de tratamento de Marcos Freire ocasionada pelo rio Zumbi, estando o abastecimento suspenso no bairro. O fornecimento de água nos bairros de Socorro e Sucupira também foi comprometido devido à redução de 40% na vazão de água na Estação de Tratamento de Água Manuel de Sena.
No município de Ipojuca, o abastecimento de água foi afetado no centro da cidade, devido a uma obstrução da captação no manancial Riacho Três Passagens. A vazão de água foi reduzida e o sistema opera atualmente com 25% da capacidade.
A distribuição de água na cidade de Moreno também foi afetada devido às chuvas. Uma obstrução na captação de água do rio Jaboatão ocasionou a redução de 20% do abastecimento no município. Já o distrito de Bonança teve a vazão de água reduzida em 70%.
Em São Lourenço da Mata, foi suspenso o abastecimento no distrito de Matriz da Luz devido à falta de energia na captação de água e na estação de tratamento que atende à localidade.
No caso de Araçoiaba, que tinha parado às 7h de hoje devido a má qualidade da água da Barragem Riacho Floresta, a operação foi retomada às 15h deste sábado e o abastecimento nos bairros estava sendo restabelecido de forma gradual. No início desta noite, novamente o sistema foi paralisado devido à falta de energia na elevatória de captação de água bruta.
A retomada da distribuição de água nas áreas desabastecidas acontecerá com a diminuição das chuvas, mediante a avaliação técnica das redes de abastecimento pelas equipes de manutenção da Compesa. De acordo com os avisos meteorológicos emitidos pela APAC, o distúrbio ondulatório de Leste, que provocou o volume significativo de chuva em toda RMR, tendem a normalizar a partir de amanhã (16). A regularização do fornecimento de água ocorrerá de acordo com o calendário de cada área.