8 dicas para lidar com o estresse e a ansiedade em tempos de quarentena
1. Selecione com inteligência as maneiras de se manter informado
Escolha poucas e confiáveis fontes para se manter informado. Limite um horário específico para fazer isso por uma ou duas vezes ao dia, no máximo. Dessa forma você ajuda a controlar sua ansiedade limitando estímulos ameaçadores como fake news, e contato excessivo com notícias negativas por longos períodos de tempo.
2. Escreva sobre suas emoções
Escrever sobre o que está sentindo te ajuda a ter maior clareza de como está lidando com suas emoções. É uma forma de trazer alívio para aquilo que estiver te angustiando ou te deixando confuso.
3. Demonstre afeto de formas criativas
Que tal fazer uma chamada de vídeo para falar com quem você ama e não está por perto? Sabe aquele amigo que há tempos você não vê? Já pensou que surpresa positiva ser lembrado dessa maneira e num momento como esse? Lembre de incluir os idosos, pois eles ficam normalmente mais vulneráveis à depressão. Fazer algo juntos através da vídeo chamada pode fazer muito bem para ambos.
4. Faça acordos de convivência
Procure entrar em consenso com as pessoas que moram com você e juntos organizem as tarefas de cada um, a fim de manter uma rotina funcional para todos. Por exemplo: “estarei em home office nesse horário. Peço que não seja interrompido, ok?”
“Eu cozinho, fulano lava a louça e beltrano limpa a casa”;
“Hora de todos jogarem juntos”.
5. Continue com sua rotina de autocuidado
Manter seus hábitos de autocuidado vão ajudar a fortalecer sua autoestima para enfrentar esse momento. Fazer escalda-pés, colocar um perfume gostoso, vestir roupas limpinhas e cheirosas, ter uma alimentação mais saudável, ouvir aquela playlist especial, se alongar, fazer exercícios físicos, enfim. Se você ainda não tem uma rotina de autocuidado, a hora é essa! Crie sua própria lista e faça item por item.
6. Respire, medite e faça afirmações positivas
Você pode fazer os três seguidamente através de diversas opções disponíveis no YouTube e também a partir de podcasts muito bons com esses focos. Essas ações ajudam a nos manter focados no momento presente, aliviando a sensação de angústia e pensamentos disfuncionais. Experimente e depois comente aqui como se sentiu. Quanto mais você praticar, mais sentirá as consequências positivas.
7. Cultive sua espiritualidade
Independentemente de sua religião, desenvolver a espiritualidade é acreditar que há uma força maior regendo tudo o que acontece. É crer que há equilíbrio no universo e nada ocorre ao acaso. A ciência já traz dados sobre a importância da consciência espiritual para uma vida com maior saúde mental e propósito. Que tal fazer orações em família? Ser solidário com um vizinho idoso ou simplesmente emprestar o ouvido para alguém que precisa desabafar também é exercitar a espiritualidade.
8. Mantenha contato (ainda que virtual) com seu psicólogo
Conversar com um profissional de saúde mental sobre preocupações e sentimentos se faz ainda mais importante nesse momento. Receber e dar apoio fortalece o sentimento de conforto e estabilidade emocional.
Lembre-se: é normal se sentir vulnerável e apreensivo com o que estamos vivendo. Estamos falando de uma crise séria e sem precedentes na história da humanidade. Cuide de sua saúde física, mas não esqueça jamais de sua saúde mental. Nosso bem-estar é um conceito um pouco mais amplo do que apenas ficar resguardado e seguro dentro de casa. Procure fazer o que estiver a seu alcance para tentar gerenciar suas emoções e evitar sofrimentos adicionais. Se trate com carinho.
ONDE PROCURAR AJUDA?
Conheça alguns serviços GRATUITOS de plantão psicológico on line.
www.conexaoafetiva.com.br
@plantaopsi.online – Das 8 da manhã à meia-noite, de segunda a sábado (será dada prioridade a profissionais da saúde, bombeiros e policiais).
Atendimento Psicológico Voluntário – (81) 98582.3808
Se precisar, entre em contato com: atendimentopsicossocial@compesa.com.br