A Companhia Pernambucana de Saneamento – Compesa anunciou, nesta terça-feira (12), que será liberado até o Carnaval o trecho de dez metros da Rua Henrique Dias, no bairro do Varadouro, em Olinda – interditado desde dezembro do ano passado – para os serviços de recuperação do imóvel 115. A Compesa informou ainda que foram finalizados ontem (11), os trabalhos de recuperação da estrutura do referido imóvel, que sofreu danos durante a construção de uma caixa de proteção para equipamentos, que serão instalados no local para a melhoria e eficiência operacional do sistema de abastecimento de água da cidade. A previsão é finalizar a reposição do revestimento da fachada até o fim do mês e, posteriormente, antes da folia momesca, a área estará liberada.
A instalação desses equipamentos é uma das ações previstas no Programa Olinda+Água que tem como meta ofertar água todos os dias em 15 bairros de Olinda até 2021, um investimento de R$ 152 milhões. Os serviços de recuperação do imóvel foram realizados por uma consultoria especializada em recuperação de imóveis históricos, devidamente autorizada pela prefeitura municipal por meio da SEPACTUR – Secretaria de Patrimônio, Cultura, Turismo e Desenvolvimento Econômico de Olinda. Todo o trabalho de recuperação foi realizado com as mesmas técnicas construtivas utilizadas no século XIX.
A primeira fase do trabalho foi o reforço do terreno, que cedeu. Foi feito o estaqueamento de concreto armado em baixo do imóvel para estabilização da fundação, garantindo que toda a estrutura
A expectativa é que o trabalho de reposição do pavimento ( paralelepípedo) seja finalizado até o fim desta semana. Porém, haverá a necessidade de o trecho permanecer interditado para possibilitar a cura do rejunte. “ Iniciamos os trabalhos há 15 dias e estamos agilizando os procedimentos para que área da obra seja liberada antes do Carnaval”, reforça o gestor da obra Olinda+Água, Vivaldo Melo. Todos os custos de recuperação, bem como os danos materiais (utensílios) do imóvel foram assumidos pelo consórcio contratado para a execução da obra. Os técnicos da Compesa atuam permanentemente no acompanhamento das intervenções.