Cronograma de distribuição de água será mantido, com o restabelecimento gradual para as áreas afetadas
A Companhia Pernambucana de Saneamento – Compesa – informou, na tarde desta quinta-feira (24), que concluiu as intervenções programadas no Sistema Pirapama, localizado no Cabo de Santo Agostinho, antes do prazo previsto, que seria às 20h de hoje (24), e iniciou a realização dos testes operacionais para o retorno pleno do sistema. Apesar de o cronograma das atividades ter sido exitoso, a companhia lembra que retorno da operação de um sistema do porte de Pirapama, o maior do estado em produção de água, é tão complexo quanto a execução dos serviços planejados. Até a água começar a ser distribuída para bairros de Jaboatão dos Guararapes, Recife e Cabo de Santo Agostinho, as unidades operacionais que compõem o sistema precisam voltar à sua funcionalidade com segurança, de forma lenta e gradual, a fim de evitar estouramentos e outras intercorrências, que é a etapa que está em curso desde as 05h desta manhã, quando a última ação foi finalizada.
“Cada unidade precisa ser testada, os reservatórios e adutoras necessitam de tempo para receber a água produzida. A questão da qualidade da água a ser distribuída é outro
fator importante no retorno da operação de um sistema de abastecimento. Por isso, descargas nas redes estão sendo realizadas (procedimento operacional para controle das pressões e limpeza das tubulações), além do acompanhamento de técnicos da área de qualidade, que analisam a água que chega na estação de tratamento e na saída da unidade, antes de a água começar a ser distribuída”, pontuou o diretor de Produção e Planejamento Operacional, Flávio Coutinho.
Como o caminho das águas até a casa das pessoas é longo, a expectativa dos técnicos da Compesa é que ela comece a chegar no final da tarde de hoje com pressões reduzidas, a depender da localização de cada área. Após o retorno da operação do sistema, é necessário um período para a pressurização da rede, que é a água chegando com pressões satisfatórias, o que pode levar alguns dias em algumas localidades, especialmente nas áreas de final de rede, onde a água demora mais a chegar, a exemplo de alguns pontos de Brasília Teimosa, Cordeiro e Torre, no Recife. “Lembramos também que o alto consumo após o retorno da distribuição de água interfere também no processo de normalização do abastecimento, que também seguirá o calendário que está disponível no site (www.compesa.com.br) e aplicativo”, reforçou Coutinho.
Durante o período da paralisação do Sistema Pirapama, a Compesa desenvolveu uma estratégia especial de abastecimento para serviços públicos essenciais por meio de carros-pipa. A iniciativa foi considerada bem-sucedida, com todas as demandas atendidas prontamente e sem qualquer prejuízo ao funcionamento dessas unidades.
AÇÕES EXECUTADAS – A paralisação do Sistema Pirapama, iniciada às 20h da terça-feira (22), envolveu diversos serviços ao longo do sistema para a melhoria da performance operacional. Foram finalizadas ações de manutenção eletromecânica nas estações elevatórias e de tratamento do sistema. Os trabalhos incluíram a substituição e instalação de válvulas, retirada de vazamentos, limpeza de reservatórios, substituição de registros, dentre outros serviços distribuídos em nove frentes de atuação simultâneas. Além dos serviços planejados, outros foram adicionados ao longo da operação, que contou inclusive com o reforço de profissionais vindos de Caruaru, no Agreste, que se somaram aos 100 que já atuavam na região metropolitana.
A ação de maior complexidade envolvida na paralisação do Sistema Pirapama, a primeira manutenção preventiva desde a sua inauguração, há 15 anos, foi a etapa da obra de interligação da Adutora do Ibura à Adutora de Pirapama, concluída quase à meia-noite de ontem (23). “Essa etapa da obra, que não poderia ser executada com o sistema em carga, faz parte de um projeto maior, um investimento de R$ 22 milhões. Quando a obra for concluída, em dezembro, vamos eliminar o rodízio em Marcos Freire e melhorar a distribuição de água na UR-11, em Jaboatão dos Guararapes. Essa iniciativa também irá viabilizar outras intervenções para atender o bairro do Ibura”, explicou o diretor da Compesa.
A última intervenção concluída, às 5h da manhã de hoje, foi a substituição de registros na Rua Dom João VI, nas imediações da Rua Padre Carapuceiro, em Boa Viagem. A ação correspondeu à setorização de parte do bairro, o que permitirá isolar trechos da rede em casos de manutenção ou reparo, evitando a interrupção completa do abastecimento na área.