A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) recebeu 13 novas bombas adquiridas com investimento próprio, da ordem de R$ 300 mil, que vão melhorar o fornecimento de água para os municípios de Lajedo, Calçado e São Benedito do Sul. Os equipamentos irão substituir conjuntos do Sistema Integrado São Jacques que, após a instalação, terá um incremento de 35% de sua vazão, aumentando sua capacidade de 80 litros por segundo para 110. A previsão é que o serviço seja concluído na primeira quinzena de maio.
“Lajedo depende, exclusivamente, de São Jacques. A troca por equipamentos mais modernos garantirá, além do pleno funcionamento do sistema, a melhoria no regime de abastecimento, que, em tempos de Covid-19, representa um grande reforço para ajudar no combate à doença. Calçado e São Bento do Una não possuem dependência completa do sistema, por serem abastecidas por Santa Rita e pelo Sistema Integrado do Bitury, respectivamente, mas também contarão com mais oferta de água a partir dos serviços”, explica o gerente da Unidade de Negócios da Compesa, Tiago Grassi.
Atualmente, a população de Lajedo recebe água em um rodízio de três dias com e 25 sem. Com a instalação das novas bombas, passará para um calendário de cinco dias com água e 15 sem.