As equipes da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) responsáveis pelos serviços de manutenção nas redes de abastecimento de água e esgotamento sanitário participaram de uma capacitação promovida pela Secretaria de Patrimônio e Cultura de Olinda. A iniciativa integrou a programação da Semana de Preservação e teve como foco a padronização do pavimento em áreas de preservação histórica do município.
O treinamento ocorreu por meio da Oficina de Calcetaria e contou com a participação de 38 profissionais do Consórcio Global Norte (empresa terceirizada que atua no sistema de abastecimento de água) e da BRK Ambiental (parceira público-privada responsável pelo esgotamento sanitário), além de integrantes da Secretaria de Serviços Públicos de Olinda, técnico da Prefeitura e conselheiros dos conselhos de preservação dos Sítios Históricos de Olinda. A ação reforça a preocupação da Compesa com a preservação do patrimônio histórico de Olinda, cujo conjunto urbano remonta ao século XVI.
Durante a capacitação, foram apresentados os padrões técnicos que passarão a ser adotados pelas equipes da Compesa em intervenções realizadas nas áreas tombadas. Todo o processo contou com o acompanhamento do arqueólogo da Secretaria de Patrimônio, Cultura e Turismo, garantindo a qualidade da reconstituição da pavimentação histórica de Olinda com o objetivo de alinhar procedimentos e preservar a identidade do piso histórico da cidade.
A capacitação foi realizada no Laboratório de Arqueologia da Secretaria de Patrimônio e Cultura, localizado no subsolo do Mercado da Ribeira, na Rua Bernardo Vieira de Melo. Durante a oficina, os participantes receberam orientações práticas sobre técnicas adequadas de assentamento de paralelepípedos, observando critérios históricos, estéticos e funcionais do conjunto urbano tombado.
Segundo o arqueólogo José Ailton, a iniciativa busca assegurar a unidade visual e a qualidade das intervenções realizadas em uma das áreas do patrimônio cultural da humanidade.


