A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) realizou a primeira fase de uma operação de combate ao furto de água em Matriz da Luz, no município de São Lourenço da Mata, em parceria com a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS), que resultou no início da regularização do abastecimento para 10 mil pessoas. O volume recuperado nesta primeira fase da operação, equivalente a cerca de 3L/s de água, representa aproximadamente 7,8 milhões de litros por mês, o suficiente para encher cerca de 7.800 caixas de água de mil litros nesse período.
Durante a operação, foram realizados nove cortes de ligações irregulares, incluindo uma chácara que utilizava água de forma clandestina para irrigação de plantação de abacaxi, prática que comprometia diretamente o fornecimento à população. Para a localidade, são destinados 13 litros por segundo, no entanto, antes da operação, em razão de ligações clandestinas e outras irregularidades ao longo do sistema, apenas 22% dessa vazão chegava efetivamente à população, o que comprometia, de forma significativa, o abastecimento na área.
A Compesa destaca que novas etapas da operação já estão previstas, com o objetivo da completa recuperação da vazão destinada ao distrito, além de coibir práticas ilegais e garantir maior regularidade e segurança no abastecimento de água para a população. A Companhia ressalta, entretanto, que a retomada de ligações clandestinas ou novas intervenções irregulares pode comprometer a vazão recuperada.


