A cozinha é um dos locais onde mais há uso e desperdício de água no estabelecimento. Por isso, é preciso se atentar a alguns cuidados simples que podem ajudar a economizar água nesse local.
Procure lavar frutas, legumes e verduras em um recipiente com água e evite deixar a torneira aberta para lavá-los.
Há também a máquina de lavar louça, um dos equipamentos que mais consomem água no restaurante. Procure utilizá-la quando a quantidade de louça a ser lavada possa encher a sua capacidade máxima.
Caso contrário, lavando “de pouquinho em pouquinho”, quando não há necessidade, você poderá desperdiçar em torno de 14 litros de água.
É ideal instalar nos banheiros torneiras e sanitários com baixa ou vazão controlada com temporizadores. Esses equipamentos chegam a economizar em torno de 40% de água.
Você pode instalar caixas de descarga com botões de duplo acionamento, com um dispositivo que permite regular o máximo de enchimento do compartimento até a próxima utilização do vaso.
Já nas torneiras, uma prática já comum em vários estabelecimentos comerciais é o uso de temporizadores, que regulam o uso da água por alguns segundos. É preciso tomar cuidado para não deixá-los com um tempo muito curto, pois isso pode irritar o usuário e obrigá-lo a apertar mais vezes para lavar as mãos, diminuindo o tempo útil do dispositivo.
Também existem torneiras com sensores de presença, já comum em banheiros de shoppings, por exemplo, e que só lançam água somente ao detectarem presença humana.
Além de providenciar equipamentos para economizar água no restaurante por meio do banheiro, é importante incluir avisos aos usuários sobre o uso consciente da água. Aborde também os benefícios ao meio ambiente, pois isso demonstra o compromisso do estabelecimento com práticas sustentáveis.
Outra medida importante para economizar água no restaurante é revisar as instalações hidráulicas. Essa atenção deve ser redobrada nas construções antigas, já que as tubulações, por conta do tempo de uso, estão sujeitas a mais danos.
Por exemplo: um cano com furo de apenas 1 milímetro pode desperdiçar 62.000 litros de água por mês. Já uma torneira com gotejamento despeja em torno de 1.500 litros mensais. Em outras palavras, você pagará por uma grande quantidade sem uso.
Para detectar vazamentos, feche o registro da entrada de água, observe o hidrômetro e veja se o indicador de fluxo continua girando. Já no vaso sanitário, jogue cinzas de papel queimado ou cigarro e observe se estão se movimentando de forma anormal enquanto se dirigem para o fundo do vaso.
Se em pelo menos um dos casos a resposta for “sim”, é necessária a contratação de uma empresa especializada para realizar os reparos.
Instrua também os funcionários, especialmente os da limpeza, a informar à administração se perceberem qualquer atividade anormal ou vazamentos nas instalações hidráulicas do restaurante.
Procure organizar os períodos de limpeza de locais como a fachada e piso de forma que o uso da água seja otimizado.
Na hora de fazer lavagens como a do piso, que são essenciais e muito frequentes em estabelecimentos de alimentação, prefira a utilização de baldes e esfregões.
Ao lavar a fachada e calçada, prefira também o uso de baldes e panos em vez de jatos d’água, que certamente levariam a um gasto excessivo.
Alguns estabelecimentos, especialmente aqueles que têm adotado uma postura mais sustentável, estão investindo em iniciativas para coletar água da chuva.
Equipamentos como cisternas e reservatórios instalados nas áreas externas são algumas das medidas que são boas coletoras de água da chuva. Essa água pode ser utilizada principalmente nos baldes, na hora de realizar a limpeza de locais como o piso e a calçada, ou mesmo para regar plantas.
No final do expediente, não jogue fora a água de cozimento sem sal e ou óleo. Ela também pode ser reaproveitada para regar o jardim, por exemplo. Águas de garrafas deixadas no restaurante também podem ser utilizadas.
Procure engajar sua equipe sobre a importância da boa utilização da água do ponto de vista econômico e ambiental.
Oriente os funcionários para tomarem determinados cuidados como não deixar a torneira aberta enquanto lavam a louça ou as mãos.
Faça reuniões periódicas de reciclagem com os colaboradores e discuta sobre quais processos que demandam água podem ser otimizados.
Ouça também os funcionários sobre necessidades relacionadas ao assunto, como mais equipamentos de limpeza como baldes e esfregões ou reparos em equipamentos e instalações hidráulicas.
Essa consciência não deve ser foco apenas de funcionários da limpeza e cozinha, mas os do atendimento e da área administrativa, já que estes, de alguma forma, também utilizam as instalações do restaurante.
Após realizar a campanha de engajamento, estimule metas de redução de consumo da água no restaurante e premie colaboradores com as melhores práticas.
Existem alimentos, como sopas e massas, que demandam mais uso de água no preparo.
Dependendo do grau de consumo de água e o caixa do seu restaurante, o ideal é atualizar o cardápio para produtos que consumam menos água durante o preparo.
Faça um levantamento dos itens do menu que consomem água e seus impactos na lucratividade e popularidade no restaurante. Feito esse balanço, procure adaptar o seu cardápio para itens que utilizam menos água. Alimentos grelhados e assados, por exemplo, geralmente consomem menos.
Caso o hotel tenha piscina, não é preciso esvaziá-la para cortar os gastos. Ao fazer a limpeza e manutenção da piscina frequentemente, diminui-se a necessidade de esvaziamento. Além disso, atenção a vazamentos e equipamentos quebrados que podem desperdiçar água, pode reduzir os custos.
Alguns hotéis deixam recados nos quartos de forma que não incomodem os hóspedes, mas que cumpram o dever de conscientização. São aplicados lembretes como: “Não esqueça de desligar a torneira” ou “Encha a banheira no nível indicado para não transbordar”, além de medidas de reposição das toalhas somente quando solicitado, acompanhado de recados que expliquem a importância dessa medida.
A instalação de reguladores de água em torneiras e de chuveiros mais econômicos diminuem a evasão de água, sem interferir no conforto e comodidade do hóspede.
Existem descargas mais econômicas, que funcionam por sucção e controlam a água utilizada de acordo com a necessidade, cumprindo bem o papel de manter o vaso limpo.
Por serem grandes estruturas, às vezes os hotéis não se dão conta da quantidade de vazamentos de água que podem ter. Por isso, é importante averiguar esses vazamentos e checar se há a necessidade de trocar encanamentos, torneiras e outras equipamentos.