A eliminação do rodízio de água de Fernando de Noronha, um dos compromissos assumidos pelo governador Paulo Câmara, vence mais uma etapa importante. A partir de hoje (03) 60% da ilha, que compreende aos bairros do Porto, Vila do Trinta e Vila dos Remédios, que são as áreas localizadas nas partes mais altas, passam a receber água dia sim e dia não. Em fevereiro, esses bairros vivenciavam uma situação adversa, com calendário de 1 X 9. Vale destacar que 40% do arquipélago já recebe água todos os dias.
A obra estruturadora para garantir água todos os dias para os ilhéus e visitantes foi possível graças ao empenho do Governo de Pernambuco, que captou recursos da ordem de R$ 22 milhões. O investimento possibilitou o aumento da produção de água do arquipélago a partir da ampliação da estação de dessalinização, que ganhou dois novos módulos, garantindo o acréscimo de 45% da oferta de água. “A Ilha de Fernando de Noronha tem um histórico de adversidade climática, com registro de pouca chuva ao longo dos anos. Agora, com a obra de ampliação do equipamento, inaugurado em e outubro pelo governador Paulo Câmara, saímos de 66 metros cúbicos de água por hora para 95m3/h”, acrescenta Manuela.
Quando da inauguração da ampliação do dessalinizador, 30% da ilha foi beneficiada com o fim do rodízio, atendendo nessa etapa os bairros Sueste, Basinha, Quixaba, Coreia, Boldró, Vila Três
A Compesa está atuando na modernização da Estação Elevatória da Vacaria, além da construção de outra unidade na praia do Boldró, onde a Companhia capta água do mar para tratamento. Ainda estão previstas a implantação de nova adutora para bombear água da Estação Elevatória do Pico e implantação de novos conjuntos de bombas, mais potentes, nas unidades operacionais. “Também estamos modernizando toda a rede de distribuição de Fernando de Noronha, substituindo antigas e implantando novas tubulações, a exemplo de Floresta Velha e Vila do Trinta”, finalizou a presidente.