Informações e Serviços: 0800 081 0195
Informações e Serviços: 0800 081 0195

Iniciada obra de esgotamento sanitário em Jaboatão dos Guararapes

COMPESA > Notícias > Iniciada obra de esgotamento sanitário em Jaboatão dos Guararapes

O bairro de Candeias, em Jaboatão dos Guararapes, já está recebendo as principais ações para implantação do sistema de coleta e tratamento de esgoto do município, o segundo maior de Pernambuco. As intervenções iniciaram na Rua Padre Nestor de Alencar e fazem parte da 1ª etapa do Sistema de Esgotamento Sanitário de Jaboatão dos Guararapes, que também contemplará os bairros de Piedade e Barra de Jangada, beneficiando 55 mil pessoas. Nessa primeira fase, serão investidos R$ 85 milhões, viabilizados pelo Programa Cidade Saneada – uma parceria da Compesa e a BRK Ambiental, e que permitirá a ampliação de 7% para 17% o índice de cobertura de esgotamento sanitário da cidade. A previsão é que, dentro de 15 meses, seja concluído o assentamento da rede coletora de esgoto em todo bairro de Candeias, momento no qual está previsto o início das obras em Piedade e Barra de Jangada.

No canteiro de obras localizado na Rua Padre Nestor de Alencar, que foi totalmente interditada, trabalham cerca de 40 profissionais (diretos e indiretos) e são executadas as escavações e o assentamento de tubulações. Para realizar os serviços também foram mobilizados caminhões basculantes, caminhões pipas, retroescavadeiras, entre outros equipamentos. A obra  acontecerá até o próximo dia 26. Antes de iniciar as intervenções, equipes do social visitaram os moradores da rua para informar sobre a realização da obra e levantar as necessidades especiais dos moradores, como passarelas e rampas de acesso. As obras acontecerão por bairros e de forma gradual (por quadras), com o objetivo de minimizar os transtornos para a população e para o trânsito local.

No dia 22 de maio, está programado para iniciar as intervenções na Rua Maria Digna e, no mês de junho, começam as obras também nas ruas Hercílio Celso e Coronel Kleber de Andrade. Ao avaliar a importância da obra, o diretor de Novos Negócios da Compesa, Ricardo Barretto, ressaltou os ganhos para a saúde pública, questões socioambientais e para o desenvolvimento de Jaboatão dos Guararapes. “O município é um dos 15 beneficiados com o Programa Cidade Saneada, a maior Parceria Público Privada de saneamento do Brasil, que tem a meta de elevar de 30 para 90 % a cobertura de esgoto na Região Metropolitana do Recife e na cidade de Goiana, na Mata Norte, informa o diretor.

Nesta primeira fase de implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário de Jaboatão dos Guararapes serão implantados 61 mil metros de tubulações, cinco estações elevatórias e uma estação de tratamento de esgoto (ETE) – situada na Rua Corumbá, em Candeias. O prazo para concluir todo projeto, que irá contemplar os três bairros da cidade, é de 24 meses.

 

 

TELEATENDIMENTO

Atendimento 24h: 0800 081 0195

ENDEREÇO

Av. Cruz Cabugá, 1387 - Santo Amaro, Recife - PE, 50040-000
Informações e Serviços: 0800 081 0195