Uns dos balneários mais visitados do Litoral Norte do Estado, Ponta de Pedras e as praias de Catuama e Barra de Catuama, no município de Goiana, recebem investimentos para implantação de esgotamento sanitário. As obras para construção do sistema estão 45% concluídas e já passaram pelas áreas de sítios, ruas do Centro de Ponta de Pedras e Estrada para Catuama. Até agora, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) implantou 10,5 quilômetros de rede coletora de esgoto e, no momento, realiza escavações e assentamento de tubulações na Rua da Praia, PE-004 e na Estrada para Catuama (próximo ao bar do Biu Gordo). Também estão em andamento serviços para recomposição de pavimento nas ruas do Meio, do Farol, da Igreja, na Subida da Cocota, e na PE-001. O sistema de esgotamento sanitário é construído graças aos esforços do Governo do Estado para executar o Programa Cidade Saneada, a Parceria Público Privada do Saneamento em Pernambuco, que tem a meta desafiadora de alcançar o índice de 90% de cobertura nos 15 municípios da Região Metropolitana do Recife, até o ano de 2037.
De acordo com Flávio Coutinho, o local de implantação da estação de tratamento foi definido a partir de estudos que verificaram as áreas disponíveis, avaliação de local para lançamento do esgoto tratado (corpo receptor), condições topográficas, e ainda consideraram a proximidade da unidade com a região de abrangência que será atendida pelo novo sistema de esgotamento sanitário. “Foi mantido como ponto de lançamento dos efluentes tratados o mesmo corpo receptor que recebe os efluentes do sistema existente, que fica distante 550 metros do local onde está sendo implantada a nova estação de tratamento, e a cerca de 300 metros da praia, sem riscos de provocar incômodos de odor na vizinhança ou impacto ambiental”, esclarece Coutinho.
Equipes de Responsabilidade Socioambiental estão atuando, de porta a porta, para informar a população sobre a importância e o avanço das obras, com o intuito de firmar parcerias para o bom desenvolvimento das ações e atividades de sensibilização para a educação ambiental na região. As obras de implantação de esgotamento sanitário em Goiana representam um investimento de R$ 83 milhões e contemplam também o Centro da cidade, beneficiando ao todo 42 mil pessoas no município. Informações: 0800 081 0195.