A Companhia Pernambucana de Saneamento – Compesa está executando mais um trecho da obra de expansão do sistema de esgotamento sanitário do Recife. No bairro de Afogados, na Zona Oeste da cidade, a intervenção ocorre na Rua da Paz, entre o cruzamento da Rua Nicolau Pereira e a esquina com a Rua João Carlos Guimarães, onde estão sendo implantados 213 metros de novas tubulações de esgoto. Por se tratar de uma obra de alta complexidade, as equipes trabalham dia e noite, a fim de garantir maior celeridade à execução.
A intervenção está sendo executada pela BRK, empresa parceira da Compesa, e tem previsão de conclusão até o dia 19 de dezembro. O prazo mais extenso deve-se às condições específicas da área, onde coexistem diferentes estruturas urbanas: redes de abastecimento de água e drenagem, que exigem precisão técnica e extremo cuidado em cada etapa. Outro fator que impõe desafios é a dimensão das novas tubulações. Com dois metros de diâmetro e fabricadas em concreto reforçado, elas só podem ser manuseadas com o auxílio de equipamentos pesados, como caminhões munck, o que naturalmente prolonga o tempo de execução.
“É um serviço que precisa ser realizado com muita cautela, porque envolve diversas interferências da rede existente e, ao mesmo tempo, ocorre em uma via de grande movimento. Estamos trabalhando nos três turnos para reduzir os impactos no tráfego e dar mais celeridade, mas, ainda assim, o prazo precisa ser maior devido às condições encontradas. As chuvas também têm influenciado no andamento da obra”, explicou Ricardo Torres, diretor de Engenharia e Sustentabilidade da Compesa.
De acordo com Torres, devido à complexidade das intervenções, é necessária a compreensão da população aos eventuais transtornos, uma vez que a obra visa a melhoria da qualidade de vida das pessoas.
Para garantir a segurança de motoristas e trabalhadores, duas faixas da via local estão interditadas. Por isso, é importante redobrar de atenção à sinalização instalada no entorno da intervenção. Em caso de dúvidas, a população pode entrar em contato com o Plantão Social da obra pelo WhatsApp (81) 9 9256-4762.