O presidente da Compesa, Douglas Nóbrega, esteve nesta terça-feira (16), no município de Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste, onde vistoriou obras hídricas em execução na cidade. Acompanhado do vice-prefeito de Santa Cruz do Capibaribe Flávio Pontes, e do prefeito de Toritama Sérgio Colin, o titular da Compesa acompanhou o início da fase dos testes da Adutora do Agreste, em Santa Cruz do Capibaribe, que transportará água da adutora do Alto do Capibaribe, para a cidade de Toritama.
O município é um dos atendidos pelo Sistema Jucazinho, cuja barragem, em Surubim, está em situação de pré-colapso. Outras quatro cidades do Tramo Norte (Frei Miguelinho, Santa Maria do Cambucá, Vertentes e Vertente do Lério) serão atendidas posteriormente, à medida que os testes prosseguirem, também pela Adutora do Alto Capibaribe e pela Adutora do Agreste.
O presidente vistoriou ainda o andamento da obra da nova estação de tratamento de água, que está sendo instalada no bairro, Bela Vista, em Santa Cruz. A nova unidade é uma das mais modernas tecnologias em tratamento de água, em fibra de vidro, com capacidade para tratar 200 litros de água por segundo. As obras estão na reta final e o investimento é de R$ 15 milhões.
“A nossa expectativa, em atendimento à solicitação da governadora Raquel Lyra, é entregar a nova ETA em março de 2026, beneficiando a população de Santa Cruz do Capibaribe e também de Toritama e Taquaritinga do Norte”, afirmou Douglas Nóbrega. O presidente da estatal adiantou que a iniciativa irá permitir uma melhoria significativa no abastecimento de água dessas três cidades, um benefício para mais de 85 mil pessoas, que atualmente enfrentam rodízios severos na distribuição de água.


