Durante os dias 07, 08 e 09 de novembro, o PSA Ipojuca recebeu o especialista do BID, Gustavo Mendez, e sua equipe para mais uma Missão de supervisão das ações do Programa. Um dos principais temas tratados na visita foi a inclusão da Adutora de Serro Azul no escopo do Programa. Para isto, foi realizada uma reunião com a presença do Secretário Executivo de Recursos Hídricos do Estado, Almir Cirilo e técnicos da Compesa para tirar todas as dúvidas da equipe do BID sobre o empreendimento.
Também foram realizadas reuniões para monitoramento das ações da APAC e da CPRH, com a presença de representantes das duas instituições, bem como as ações da Compesa dos componentes Obras e Equipamentos, Fortalecimento Institucional e Sustentabilidade Ambiental.
BARRAGEM SERRO AZUL E ADUTORA PIRANGI NO ROTEIRO DO BID
Duas obras importantes para ampliar o fornecimento de água para as cidades do Agreste do Estado, Barragem Serro Azul e Adutora Pirangi, fizeram parte da programação de visitas dos representantes do BID.
A BARRAGEM SERRO AZUL, localizada em Palmares, Mata Sul de Pernambuco, deve abastecer 10 cidades no Agreste, como Caruaru, São Caetano, Toritama, Santa Cruz do Capibaribe (e o distrito Pão de Açúcar), Belo Jardim, Sanharó, São Bento do Uma, Tacaimbó, Bezerros e Gravatá. A expectativa é de que a adutora, a ser construída, possa ofertar no mínimo 560 litros de água por segundo para a região.
E a ADUTORA DE PIRANGI, empreendimento executado pela Compesa, permitirá a regularização da vazão da Barragem do Prata em 500 litros/segundo. Estão sendo investidos 60 milhões no projeto, que vai atender 800 mil pessoas em dez cidades do Agreste, entre elas, Caruaru e Santa Cruz do Capibaribe. A adutora, que deve ficar pronta em janeiro de 2017, terá 27 quilômetros de extensão.