Informações e Serviços: 0800 081 0195
Informações e Serviços: 0800 081 0195

Rodízio é reduzido em cada vez mais cidades

COMPESA > Sem categoria > Rodízio é reduzido em cada vez mais cidades

Compesa diminui o rodízio em mais de 30 municípios do Agreste e Sertão

Chuvas generosas e obras estratégicas estão permitindo melhorar o regime de abastecimento em muitas cidades pernambucanas. Os primeiros benefícios foram sentidos nos municípios de Triunfo, Brejo da Madre de Deus, Belo Jardim, São Benedito do Sul e Pombos, que tiveram redução do rodízio.

O incremento no volume acumulado na Barragem de Jucazinho garantiu a redução do rodízio nos 11 municípios atendidos pelo sistema: Surubim, Casinhas, Salgadinho, Vertente do Lério, Santa Maria do Cambucá, Frei Miguelinho, Vertentes, Toritama, Passira, Riacho das Almas e Cumaru.

Em Fernando de Noronha, após o fechamento do Parque Nacional para visitação turística, o atual rodízio será reduzido em 24 horas, passando para um dia com água e cinco sem. Para garantir o reforço da água, a Compesa ainda vai realizar obras de perfuração de dois poços artesianos com capacidade de produção de três litros por segundo.

A Barragem de Tabocas, localizada em Santa Cruz do Capibaribe, é outra que conseguiu acumular água, atingindo 19,60% da sua capacidade total. Com isso, a partir do último dia 1º, toda a área urbana de Caruaru passou a ser abastecida no regime de 5 x 10, saindo do calendário de cinco dias com água e quinze dias sem.

Já em João Alfredo, a instalação de um novo conjunto de motobombas no Sistema Integrado Palmeirinha permitiu que a área urbana da cidade passasse a receber água todos os dias. As áreas periféricas também serão beneficiadas com redução no rodízio de abastecimento.

Boas notícias também para Serra Talhada. Depois de 10 anos, o Açude Cachoeira 2 recuperou sua capacidade total de 21 milhões de metros cúbicos. Assim, a Compesa instituiu um novo regime de distribuição, passando a atender 40% da cidade com água 24 horas por dia e as demais localidades com um rodízio de 6 com e 7 sem.

Outra barragem que atingiu 100% de sua capacidade foi a São Sebastião, em Panelas, que permitiu reduzir o rodízio nas cidades de Panelas e Cupira.

Na Mata Norte, as cidades de Ferreiros e Camutanga voltaram a ter um calendário de um dia com água e um dia sem, que vinha sendo aplicado antes do período de estiagem. O motivo também é a recuperação dos mananciais devido às chuvas.
É importante lembrar que esse cenário pode ser atualizado à medida que sejam registradas chuvas em Pernambuco. Por isso, o monitoramento é realizado todos os dias e, sempre que a situação permitir, a Compesa atuará com o objetivo de reduzir os rodízios que se impõem devido ao cenário de déficit hídrico que atinge 90% do território pernambucano.

TELEATENDIMENTO

Atendimento 24h: 0800 081 0195

ENDEREÇO

Av. Cruz Cabugá, 1387 - Santo Amaro, Recife - PE, 50040-000
Informações e Serviços: 0800 081 0195