Saneamento é o conjunto de medidas que tem o objetivo de preservar ou modificar as condições do meio ambiente, promovendo assim a prevenção de doenças, a melhoria da saúde e da qualidade de vida do indivíduo. Os serviços de saneamento mais importantes são o abastecimento de água tratada e a coleta e o tratamento dos esgotos.
Em Pernambuco, o Programa de Saneamento Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Ipojuca (PSA Ipojuca) visa implantar e/ou ampliar Sistemas de Esgotamento Sanitário em cidades como Tacaimbó, Gravatá, Sanharó, Bezerros, Belo Jardim e Caruaru. E o sistema escolhido para implantação é o Condominial. Essa metodologia é um sistema alternativo de coleta, que trata a quadra como um condomínio e que interliga caixas de esgotos de imóveis de uma mesma rua ou trecho ao coletor principal. Enquanto que no sistema convencional, as ligações de cada imóvel lançam o esgoto diretamente no coletor. Com essa concepção é possível reduzir bastante a extensão de tubulação necessária, promovendo redução significativa de custos e ainda permite ampliar consideravelmente o percentual da população atendida, fazendo uso do mesmo volume de recursos financeiros.
O diferencial do Sistema Condominial é a participação comunitária na solução coletiva dos problemas locais de saneamento. Para isso, paralelamente a contratação da empresa responsável pela execução da obra em cada cidade, o PSA Ipojuca está contratando, através de licitação, uma empresa para realização do Trabalho Técnico Social (TTS). Na prática, o TTS irá realizar atividades socioeducativas, intervenção física e mobilização comunitária para decidir em conjunto com a população sobre o tipo de ramal a ser implantado e como executá-lo, somente após essa definição, a obra é iniciada.