Informações e Serviços: 0800 081 0195 | 0800 081 0185
Informações e Serviços: 0800 081 0195 | 0800 081 0185

VOCÊ ESTÁ SE CULPANDO POR NÃO CONSEGUIR SER TÃO PRODUTIVO NESSA QUARENTENA?

A busca por cada vez mais produtividade sempre foi um dos principais objetivos das organizações. De repente, um vírus que tomou proporções globais nos faz ressignificar o conceito de produtividade. Fomos forçados a ficar em casa, criar rotinas para trabalho home office ou manter o trabalho em esquema de rodízio. Do ponto de vista econômico, comércios foram obrigados a fechar e a economia está estagnada. Nada disso é simples nem agradável de lidar. É preciso que todos reconheçam a delicadeza desse momento.

Antes de tudo isso acontecer, pensava-se que produtividade era trabalhar cada vez mais. Hoje, já conseguimos perceber que a produtividade está muito mais relacionada a foco e períodos de pausa e descanso.

Confira a seguir algumas recomendações para ser produtivo na medida certa, respeitando suas limitações e sabendo contribuir da melhor maneira possível para que seu trabalho continue a acontecer sem trazer tantos prejuízos para sua saúde mental:

Fique atento a sua expectativa de desempenho: evite se culpar por não estar produzindo como antes. Faça o que for possível. Lembre-se de que estamos no meio de uma pandemia e que não é possível ser produtivo e eficiente 100% do tempo. Haverá períodos em que você acordará motivado, outros em que apenas desejará comer um sanduíche. E não há nada de errado nisso.

Tente cuidar da sua rotina: procure ter horários mais ou menos fixos para dormir e acordar. Ter um cronograma para executar as tarefas é uma maneira de diminuir a ansiedade. Se você tiver um horário para iniciar e terminar cada uma, isso fará com que você se sinta mais tranquilo para executá-las. Ao final do dia, ao ver que sua pequena lista foi cumprida, você se sentirá capaz de fazer e dar conta de algumas coisas.

Atente-se a sua qualidade de vida: não adianta nada ser o funcionário ou o aluno mais produtivo se você estiver extrapolando todos os seus limites. Cuidar-se nesse momento deve ser uma prioridade na sua vida. Beba água, faça exercícios, leia um livro, tire um tempo para relaxar.

Peça a colaboração das pessoas que moram com você: é importante explicar para todas as pessoas que moram com você, sejam pais, amigos ou filhos, que durante o seu período de trabalho ou estudos, seu foco é nisso. Peça para que elas respeitem e evitem pedir favores ou mesmo iniciar conversas nesses momentos.

Faça pausas: nessas pausas procure meditar, comer algo mais leve, ler algo de valor ou simplesmente não fazer nada. Acredite, muitas vezes viver o ócio é a melhor forma para retomar a produtividade.

Está tudo bem em não produzir com a mesma quantidade ou com a mesma qualidade que você fazia dentro da empresa. O importante agora é encontrar maneiras de manter a rotina e desempenhar as tarefas cotidianas da melhor forma que você puder, mas respeitando os seus limites.

Afinal, o sentimento de culpa por não dar conta de tudo pode ser um grande vilão nesse momento. Tenha a certeza de que você não é o único nessa situação. Haverá dias em que você produzirá muito, outros nem tanto. Aceite isso para o seu próprio bem.

TELEATENDIMENTO

Atendimento 24h: 0800 081 0195
Vazamentos Água e Esgoto: 0800 081 0185

ENDEREÇO

Av. Cruz Cabugá, 1387 - Santo Amaro, Recife - PE, 50040-000

Skip to content
%d blogueiros gostam disto: